Será que tosar cachorro no verão é uma boa ideia? Descubra! - docg.

Será que tosar cachorro no verão é uma boa ideia? Descubra!

O verão traz temperaturas altas e, igualmente ao ser humano, os animais sofrem com o calor. Enquanto nós podemos escolher roupas mais leves, nossos pets não têm essa opção. Pensando nesse sentido, será que é uma boa alternativa tosar cachorro no verão?

Na verdade, este assunto gera algumas controvérsias, pois o pelo tem sua importância na saúde do cão, atuando como um isolamento térmico, protegendo a pele das altas e baixas temperaturas. Imagine seu cão peludinho totalmente tosado sob um sol forte; ele poderá sofrer uma séria queimadura.

O que os tutores devem ter em mente é que nem sempre a tosa é a única solução para livrar seus pets do calor. Existem outras formas de tornar os ambientes nos quais os cães vivem mais agradáveis e frescos.

Continue a leitura e saiba mais sobre a tosa de cães no verão!

Você deve tosar cachorro no verão?

É lógico que a tosa é também uma forma de manter a boa higiene de seu cão, afinal existem pets extremamente peludos e isto contribui para a formação de nós e acúmulo de poeira, tornando-os mais sujos. Muitas vezes, existe a necessidade de uma tosa moderada. No entanto, mesmo que seu cachorro tenha pelos muito logos, tose seu amigo peludo só o mínimo necessário.

Como tornar o espaço onde seu cão vive mais fresco e agradável?

Existe um mecanismo de compensação térmica nos cães que é completamente diferente do ser humano. Em dias quentes, transpiramos e o suor liberado sobre a pele evapora, diminuindo nossa temperatura.

Com os cachorros é diferente, já que sua transpiração ocorre pela boca. Assim, quando você vir seu cãozinho ofegante no calor, quer dizer que está expulsando o ar quente. Dessa forma, ele diminuirá a temperatura de seu corpo. Mas, diga-se de passagem, é um mecanismo bem menos eficiente que o nosso.

Por isso, precisamos oferecer aos nossos maiores amigos as melhores condições possíveis nos ambientes em que vivem. Devem ter sempre à sua disposição água fresca. O local deve ter boa circulação de ar e, de preferência, piso de cerâmica, já que esse material retém menos calor.

Você sabe quais são os mitos e verdades sobre a tosa canina?

A tosa é suficiente para que o cão se sinta melhor durante o verão

Mito. Como falamos acima, o pelo atua como um isolante térmico natural em seu pet. No entanto, cada animal deve ser tratado de forma individualizada, já que cada raça conta com suas características de pelagem. Mas existem meios que excluem a tosa e são capazes de tornar o ambiente mais fresco e agradável para o cão.

A tosa é importante para a saúde e a higiene do cãozinho

Verdade. Não há como negar a importância da tosa para a saúde e higiene de seu cachorro. Contudo, é importante ressaltar que esse procedimento só contribuirá se for realmente necessário. Cães de pelo curto estão fora desse contexto, já que se adaptam com mais facilidade a qualquer temperatura.

Quando tosado, o cão sente menos calor

Mito. A tosa contribui apenas um pouco para que o cão se refresque. No entanto, este não é o principal elemento com o qual o tutor deve se preocupar. Ele precisa oferecer ao seu pet um local arejado e de temperatura agradável, mantendo sempre à sua disposição água fresca para uma boa hidratação.

É fato que a maioria dos tutores quer o bem-estar de seus pets, em meio ao calor tão intenso do verão. Porém, é comum que muitos deles julguem que tosar cachorro no verão é uma boa ideia para protegê-los contra altas temperaturas, quando na verdade não é. Por isso, este artigo é bastante esclarecedor, principalmente para aqueles tutores que tosam seus bichinhos e saem com eles para passeios diários. Não é mesmo? 

Gostou deste post? Gostaria de contar sua experiência com seu pet peludo no verão? Gostaríamos muito de seu comentário em nosso blog! Vamos, participe!

Fique por dentro das novidades