Quais cuidados um cachorro de pelos longos precisa? Veja aqui! - docg.

Quais cuidados um cachorro de pelos longos precisa? Veja aqui!

Assim como nós, os cães têm diferentes características que demandam cuidados variados. No caso de cachorro com pelos longos, por exemplo, a manutenção deve ser feita com mais atenção e com algumas atitudes específicas, de modo a garantir a saúde desses pets e evitar problemas.

Por incrível que pareça, o comprimento do pelo de alguns cães pode fazer com que a saúde dos bichinhos seja prejudicada caso eles não tenham os cuidados corretos. A maioria das doenças causadas por essa negligência envolve problemas de pele, que podem trazer muito sofrimento ao animal.

Pensando nisso, criamos um artigo explicativo para que você, tutor apaixonado pelo seu melhor amigo, fique por dentro dos principais cuidados essenciais para cachorros com pelos longos e saiba como retribuir todo o amor que seu cãozinho tem para dar! Boa leitura!

Quais são os principais cachorros com pelos longos?

Antes de explicarmos os cuidados que devem ser tomados com esse tipo de animal, que tal falarmos um pouco sobre quais são os principais cachorros com esse tipo de pelagem? Assim, fica muito mais fácil compreender quais raças precisam de um manejo mais específico.

A principal diferença entre os cães de pelo curto ou longo está no comprimento dos fios. No caso dos cães de pelo curto, é praticamente impossível conseguir segurar os fios com as mãos. Há, ainda, aqueles de pelagem intermediária, que trazem características de ambos os casos.

Os de pelo longo, por sua vez, são fáceis de ser identificados, já que exigem uma majestosa cabeleira que chama a atenção por onde passa. No entanto, esse tipo de característica vem acompanhada de cuidados intensivos para garantir a saúde e o bem-estar desses pets, que podem sofrer com desconfortos e doenças caso não sejam cuidados.

A seguir, confira algumas das raças de pelos longos mais comuns na casa dos brasileiros:

  • bernese;
  • yorkshire;
  • pequinês;
  • bearded collie;
  • mastim tibetano;
  • pastor de shetland;
  • lhasa apso;
  • samoieda.

Além disso, é importante salientar que vira-latas também podem ter pelos longos. Nesses casos, eles também precisam dos cuidados que citaremos a seguir, pois também estão sujeitos ao desenvolvimento de doenças específicas!

Como cuidar desses animais da maneira adequada?

A seguir, conferiremos alguns dos principais cuidados com os cães de pelos longos. Essas são atitudes essenciais para mantê-los, além de belos e exuberantes, sempre com uma boa qualidade de vida, que garantirá a sua longevidade e felicidade!

Não descuide da frequência de higienização

Quando falamos sobre higienização do pelo dos cães, muitas pessoas acreditam que ela se trata apenas dos banhos. Apesar deles serem muito necessários para evitar o acúmulo de sujeiras e possíveis alergias, outras medidas devem ser tomadas para garantir que o pelo de seu melhor amigo esteja sempre limpinho e livre de nós, que podem machucar.

A principal delas é a tosa, que pode ou não ser total. Mantê-las em uma frequência razoável é essencial para evitar problemas, especialmente se você vive em regiões com muito calor. Além disso, as tosas evitam o acúmulo de poeira e outras substâncias que podem fazer mal ao animal.

Mantenha uma escovação periódica

Apesar de parecer complicado, cuidar de cães de pelo longo pode ser uma tarefa bastante simples. No entanto, esses cuidados demandam uma frequência que não pode ser deixada de lado, como é o caso da escovação. Esse tipo de prática deve fazer parte da rotina diária desse bichinho de estimação.

A escovação diária garante a limpeza superficial dessa pelagem, eliminando possíveis agentes alérgenos como poeira e outras sujeiras. Além disso, previne o surgimento dos temidos nós, que podem ser muito desconfortáveis para os animais. Por fim, ela reduz a quantidade de pelos espalhados pela casa, o que é uma ótima vantagem para manter a residência sempre limpinha nos casos de queda de pelos.

Tenha cuidados com a alimentação

Uma das principais causas de alergias na pele dos pets é justamente a alimentação. Alguns componentes e substâncias, como os corantes, podem fazer com que esse tipo de problema surja. Quando isso acontece, os pelos agem como um fator agravante, já que os tratamentos se tornam mais complicados e a área afetada fica abafada.

Por isso, forneça alimentos de boa qualidade ao seu pet, dando preferência àqueles com menos compostos químicos potencialmente nocivos. Uma ração de qualidade é, além disso, responsável por turbinar o sistema imunológico e deixá-lo mais forte para combater possíveis alergias.

Forneça um ambiente adequado

Além de todos esses cuidados, oferecer um ambiente enriquecido e adaptado às necessidades de seu amigão é uma parte importantíssima da manutenção da saúde dos cães de pelos longos. Por isso, algumas atitudes podem fazer toda a diferença nesse ponto!

Esse tipo de animal costuma sofrer bastante com o calor e, por isso, adaptar o local em que ele vive pode ser uma boa maneira de reduzir o desconforto. Deixe-o em ambientes sempre arejados e com água fresca à disposição. Além disso, o uso de tapetinhos refrescantes pode ajudar bastante no dia a dia do cãozinho.

Faça visitas regulares ao veterinário

Por fim, mas não menos importante, precisamos ressaltar a importância da visitação periódica ao médico veterinário. Isso, é claro, vale para todos os animais de estimação, mas consultas regulares com um especialista garantem a saúde da pele dos cachorros com pelos longos.

Esse profissional será o responsável pela examinação da pele de seu pet, além da prescrição de medicações específicas em casos de alergias ou para a prevenção de problemas, como pulgas e carrapatos, que podem também causar doenças na pele e atacam esses bichinhos com muita frequência. Por isso, leve-o sempre para check-ups!

E aí, gostou de conhecer os principais cuidados que devem ser tomados com o cachorro com pelos longos? Agora que você já sabe como cuidar de seu melhor amigo peludo, ficará muito mais fácil mantê-lo feliz e saudável, especialmente durante as temperaturas mais elevadas do clima brasileiro!

Não feche a página ainda! Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Que tal, então, entrar em contato com a gente? A nossa equipe está sempre à disposição para bater um papo com você!

Fique por dentro das novidades