Pelagem de cachorro: passo a passo para cuidados dos diferentes tipos de pelo - docg.

Pelagem de cachorro: passo a passo para cuidados dos diferentes tipos de pelo

Manter a pelagem de cachorro sempre sedosa, brilhante e macia está entre os principais cuidados com o pet. Daí a importância de quem trabalha com banho e tosa ficar atento aos diferentes tipos de pelos para saber como tratar cada um deles.

Pelo frisado, liso, encaracolado e ondulado são os principais tipos e cada um deles requer o tratamento adequado e produtos específicos. Para bons resultados, também é necessário dar uma atenção especial à escovação frequente que deve fazer parte da rotina do pet.

Quer saber mais? Continue a leitura para conferir os tipos de pelagem de cachorro e os principais cuidados.

Conheça os tipos de pelagem de cachorro

Cada pelagem necessita de um cuidado especial. Confira os principais!

Pelagem lisa

Esse tipo requer cuidados diários, pois embaraça e se quebra facilmente. Sendo assim, o ideal é escová-lo todos os dias para evitar o desconforto e impedir a formação de emaranhados que muitas vezes só se desfazem ao serem cortados.

O banho deve ocorrer uma vez ao mês, mas é importante tratar os pelos com produtos específicos para mantê-los sedosos. O uso do secador após o banho é importante para garantir a secagem completa. Vale lembrar que cães com pelos lisos e longos necessitam de tosa constante, preferencialmente feita com tesoura. Exemplos de cães com peso liso são: Lhasa Apso, Maltês e Yorkshire Terrier.

Pelagem encaracolada ou frisada

Essa pelagem necessita de tosa o ano inteiro, pois cresce sempre e rapidamente. Cães com esse tipo de pelo precisam de banhos mais frequentes, que podem ser a cada 20 dias, uma vez que se sujam e a pelagem se resseca com mais facilidade.

O produto ideal é o shampoo hidratante e o uso de condicionadores que dão volume deve ser evitado. A secagem deve ser cuidadosa para que o pelo não fique úmido. Além disso, a escovação precisa ser semanal para estimular a oleosidade e evitar, assim, o surgimento de nós. Exemplos de cães com essa pelagem são as raças Poodle e Bichón Frisé.

Pelagem ondulada

Cães com essa pelagem têm uma textura de pele mais grossa e geralmente são de médio e grande porte, como o Setter Gordon e o Golden Retriever. Os cuidados com esse pelo se assemelham aos voltados ao tipo liso. Os banhos são indicados uma vez ao mês com produtos específicos, a escovação precisa acontecer regularmente para evitar nós e a tosa deve ocorrer de acordo com a necessidade.

Confira o passo a passo de cuidados com a pelagem de cães

Independentemente da pelagem do cão, banho, secagem e escovação devem fazer parte da rotina do animal. Confira o passo a passo!

Passo 1: Banho com a frequência adequada

A higienização deve ocorrer de acordo com a necessidade ou a periodicidade recomendada pelo veterinário responsável pelo pet. Na impossibilidade do banho comum, o banho a seco cumpre com a finalidade da higienização. Porém, é importante ressaltar que o intervalo mínimo entre um banho e outro deve ser de sete dias.

Passo 2: Escovação regular

Os animais devem ser sempre escovados independentemente do tamanho da pelagem. O objetivo desse cuidado é retirar os pelos mortos que se acumulam e impedem o crescimento dos novos pelos, bem como ativar a circulação sanguínea para manter a pelagem sempre brilhante.

Passo 3: Hidratação

Hidratar é muito importante para a saúde dos pelos, pois evita seu ressecamento e a formação de nós. Pelos hidratados são mais macios, brilhantes e sedosos.

Passo 4: Alimentação equilibrada

Uma boa nutrição também reflete na aparência dos pelos. Por isso, é essencial que o cão se alimente com uma ração de qualidade, de preferência indicada pelo veterinário responsável.

Vale ressaltar que quem higieniza e escova o animal deve ficar atento às pragas, porque em uma simples saída à rua é possível que o animal adquira pulga ou carrapato. Lembre-se de que eles transmitem doenças sérias.

Como você pôde ver, é muito importante conhecer a pelagem de cachorro e suas necessidades. Assim, o trabalho de banho e tosa, e os demais cuidados surtem efeitos positivos. Afinal, queremos sempre ver os peludos bonitos e saudáveis!

Gostou deste post? Conheça alguns produtos que vão tornar os cuidados com a pelagem do seu pet ainda mais eficazes!

Fique por dentro das novidades