Passear com o cachorro: entenda a importância e os benefícios! - docg.

Passear com o cachorro: entenda a importância e os benefícios!

Passear com cachorro não se limita a levá-lo para fazer suas necessidades fisiológicas fora de casa — vai muito além disso. Você sabe quais benefícios esse hábito pode trazer para seu pet?

Ter um cão envolve muitas responsabilidades, pois suas necessidades básicas são inúmeras e cabe aos tutores satisfazê-las. Por isso, oferecer uma alimentação de qualidade, tomar todos os cuidados com a saúde e a higiene, garantir brincadeiras frequentes e levá-lo para passear pelo menos uma vez por dia é o mínimo que você pode proporcionar ao seu bicho.

Sendo assim, vamos abordar a importância de passear com seu cão e as vantagens que esse hábito é capaz de trazer para a qualidade de vida do pet. Continue a leitura e confira!

Boas razões para passear com seu cão

O hábito de passear pode trazer uma série de vantagens ao cão, principalmente para aquele que fica em casa sozinho grande parte do dia e precisa liberar a energia acumulada. Conheça, a seguir, os principais motivos para começar a passear com seu cachorro hoje mesmo!

Ajuda na queima de calorias

O exercício é um grande aliado no combate à obesidade. Sendo assim, mesmo que você não possa passear com seu cachorro diariamente, organize-se para caminhar com ele pelo menos três vezes por semana. Esse já será um bom começo.

Tal prática, aliada a outras medidas, tem como objetivo eliminar algumas calorias que vão se acumulando — o que é mais recorrente em cachorros com tendência ao ganho de peso.

Equilibra psicologicamente o animal de estimação

Os cães, de forma geral, têm a tendência de ficarem estressados e ansiosos com a falta de atividade física. O passeio colabora para que eles liberem toda essa energia acumulada, deixando-os mais tranquilos e calmos. Isso porque o cachorro acaba dormindo melhor, tornando-se mais alegre e disposto.

Satisfaz a necessidade instintiva

O cão tem uma necessidade instintiva que foi herdada dos lobos. Esses animais percorriam diferentes locais em busca de alimentos e água. Hoje, no entanto, como o cachorro não precisa ir atrás de comida, tornou-se mais sedentário (o que não quer dizer que ele perdeu tal característica).

O pet precisa conhecer novos lugares, experimentar cheiros e ter contato com outros animais. Alguns tutores não percebem que, ao privarem seus bichos dessas sensações, podem prejudicar seu desenvolvimento.

Apesar de um bom quintal resolver o problema do sedentarismo, a socialização e as vivências com cheiros ou novos lugares saem perdendo. Um simples passeio traz experiências em vários níveis para o cão.

Benefícios da caminhada e da corrida com o pet

Além dos motivos já citados (que, geralmente, levam os tutores a passearem com seus pets), há as vantagens que podem ser percebidas pouco tempo após dar início à nova rotina. Confira!

Estreita os vínculos de amizade entre o tutor e o cão

Ao levar o cachorro para passear, você estreita os vínculos afetivos com seu amigo de quatro patas. Os dois passarão a conviver alguns períodos do dia juntos, conforme a programação estabelecida. Então, se você fica pouco tempo em casa, aproveite esses instantes para conhecê-lo melhor.

Garante mais força e resistência ao animal

O cão que pratica caminhadas e corridas ganha, com o tempo, mais força e resistência. Esses progressos serão percebidos conforme vocês forem avançando na atividade. Já o tutor passa a ter mais disposição e reduz seu nível de estresse com o hormônio da felicidade que age no organismo, proporcionando mais ânimo e prazer.

Incentiva o tutor a praticar uma atividade

Para aqueles tutores que nunca começam uma atividade física, essa é uma boa oportunidade, visto que, se não for por sua saúde, certamente será pelo bem-estar do pet. Além disso, a parceria com o cão vai contribuir para desviar o pensamento das preocupações do cotidiano.

Melhores formas de caminhar ou correr

Você deve ter em mente que os bons resultados só virão se a atividade for feita da forma correta. Por isso, a primeira dica é respeitar o ritmo e a condição física do seu cão. Se, inicialmente, o passeio durava apenas 10 minutos, em um segundo momento já se pode adequar o tempo à intensidade da caminhada ou corrida.

No entanto, a frequência é mais relevante do que a duração de cada passeio. Sendo assim, é aconselhável que você se programe para passear no mínimo três vezes por semana, até que o pet se acostume.

Evite uma programação de final de semana: procure, em vez disso, um horário no qual vocês possam se exercitar em dias intercalados. Dessa forma, o cachorro criará um hábito e responderá mais rapidamente aos estímulos.

Nos dois primeiros meses, ande de 20 a 35 minutos. Só comece a trotar após esse período inicial de prática. Você verá que ambos ganharão condicionamento físico e, a partir do quarto mês, o cão já estará em condições físicas de correr.

Contudo, o tutor deve buscar a opinião de um veterinário, pois o profissional saberá avaliar as condições físicas do pet (principalmente se for um cão obeso). Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com o coração e as articulações.

Dicas para passear com cachorro tranquilamente

Os passeios com seu cão devem ocorrer na maior paz e tranquilidade. Para tanto, siga nossas dicas:

  • mantenha o cachorro de coleira o tempo todo e sob seu olhar;
  • busque horários em que os locais fiquem mais vazios e o sol não esteja tão forte;
  • só saia com seu pet duas horas após ele ter se alimentado, para que faça a digestão;
  • mantenha-o hidratado durante o passeio (leve uma garrafa d’água ou pote para esse fim);
  • lembre-se de protegê-lo contra pulgas e carrapatos;
  • não se esqueça de levar ao passeio saquinhos higiênicos (para recolher as necessidades fisiológicas), pote ou garrafa para água e a coleira (vai garantir a segurança do seu pet e não pode faltar nessa ocasião).

Entendeu a importância de passear com cachorro e o quanto essa prática pode ser benéfica tanto para o cão quanto para você? Então, não adie essa decisão: comece o mais rápido possível! Seu amigo de quatro patas agradecerá o carinho.

Se você gostou de saber mais sobre a relevância dos passeios frequentes com o cão, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Instagram.

Fique por dentro das novidades