Mercado pet no Brasil: saiba por que é uma excelente oportunidade para investir! - docg.
Mercado pet no Brasil

Mercado pet no Brasil: saiba por que é uma excelente oportunidade para investir!

O mercado pet no Brasil é um dos maiores do mundo e tem se consolidado como um setor da economia com grande potencial de crescimento para os próximos anos. Por isso, investir no universo dos produtos e serviços para animais de estimação tem se mostrado, de fato, uma escolha de investimento promissora.

O Brasil possui o terceiro mercado pet do mundo em faturamento, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido, e é o 4º do mundo em população total de animais de estimação, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Segundo o IBGE, os brasileiros possuem 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos. A expansão do mercado pet se deu por uma mudança no comportamento dos tutores. Se a maioria dos brasileiros considerava que o lugar do cachorro era no quintal e que os gatos sabiam se cuidar sozinhos, hoje em dia esses pets passaram a ser tratados como membros da família.

Apesar da crise que afetou o país, o faturamento total do setor em 2017 passou de R$ 19 bilhões, com um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior. E, segundo especialistas, ainda há espaço para mais.  Para saber como tirar proveito desse cenário, confira algumas das possibilidades dentro do mercado pet.

Alimentação para cachorros e gatos

No vasto universo do mercado pet, o maior gasto dos brasileiros é com alimentação. Ração, bifinhos e biscoitos para os amigos de quatro patas representam a maior parte do faturamento do setor. Portanto, pode ser uma boa escolha investir nesse filão.

Além dos grandes nomes da indústria, pequenas marcas surgem oferecendo alimentos diferenciados, com novos sabores ou desenvolvidos para cachorros e gatos com necessidades especiais, abocanhando, assim, parte do mercado.

e-book gratuito sobre mercado pet

Diversão no mercado pet

Uma grande loja de produtos para pets dedica corredores inteiros aos brinquedos e mobiliário para gatos, cães e outros animais. Mas, apesar da grande quantidade de itens, o mercado continua aberto para produtos criativos e que apelam para diferentes necessidades dos animais ou dos tutores.

Uma das tendências atuais, por exemplo, é a de produtos feitos com materiais sustentáveis, destinados a tutores preocupados com o impacto ambiental de suas escolhas.

Serviços para os pets

Outro departamento que apresenta muitas possibilidades de crescimento é o de serviços. Esse setor já representa fatia considerável dos gastos dos brasileiros.

Com muitos cães e gatos vivendo dentro de casa, comendo e dormindo com seus tutores, questões de higiene e estética se tornaram de grande importância.

Além dos serviços essenciais de banho e tosa, a atuação de adestradores, passeadores, hotéis para cães e cat sitter ganharam espaço e entraram para a lista de necessidades básicas desses consumidores.

Cuidados veterinários

Os gastos com veterinários e medicamentos representam apenas 8,1% do faturamento do setor pet, mas essa é a fatia com maior potencial de crescimento nos próximos anos, segundo especialistas.

Com os avanços da medicina veterinária, novidades são disponibilizadas a todo momento e os animais de estimação têm vivido cada vez mais. Para os tutores, planos de saúde, tratamentos inovadores e uma clínica de confiança vão se tornando parte das despesas essenciais.

Atualmente, as famílias possuem mais animais de estimação do que crianças e tudo indica que essa tendência se manterá por muitos anos. Com isso, o mercado pet no Brasil se mostra uma excelente oportunidade para quem quer investir em uma boa ideia e fazer sucesso, trabalhando com o que ama!

Quer saber mais sobre o mercado pet e oportunidades de negócios? Assine a nossa newsletter e receba atualizações diretamente em seu e-mail!

Fique por dentro das novidades