Para os cachorros a palavra passeio é motivo de alegria, alguns só de verem a coleira já explodem de emoção. Entretanto tutores de primeira viagem tem algumas incertezas sobre na hora de passear com seu cão, e a maior delas é: Qual o melhor horário para passear com meu cachorro?

Acompanhe esse artigo até o fim que te ensinaremos dicas de como garantir a segurança na hora do passeio para você aproveitar esse momento junto com seu filho canino ao máximo.

Qual melhor horário para passear com cachorro? Dicas para um passeio saudável e tranquilo.

Por que levar meu cachorro para passear?

Algumas pessoas podem se perguntar “ Qual a necessidade do passeio “, se é só um “Agrado ao cão ou uma necessidade? ”. Mas na verdade o passeio é uma necessidade dos cães, a caminhada faz parte da rotina dos cachorros selvagens que são ancestrais dos cachorros domésticos, e é uma atividade essencial para criar vínculos sociais entre os membros da matilha. Para os cães domésticos o passeio serve como exercício físico, distração e conexão com sua matilha, que no caso é seu tutor.

Além de ser importante para criar vínculos, o passeio pode ser adotado como exercício físico na rotina de cães acima do peso que estão em processo de emagrecimento, e também é fundamental para descarregar a energia e evitar o desenvolvimento de ansiedade.

Entretanto existem algumas limitações que devem ser respeitadas na hora do passeio, cães com deficiência locomotiva, idosos e obesos não devem praticar atividades físicas longos, para evitar lesões musculares.

#1 Qual o melhor horário para passear com meu cachorro

O horário é um ponto importante em se avaliar na hora do passeio. Você já deve ter percebido que seu cão sabe a hora que você chega em casa, certo? Isso acontece por que cães são animais que adoram rotina, e precisam de horários definidos para passeio e alimentação no dia a dia.

Segundo veterinários o ideal é que o passeio aconteça antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde. Isso porque entre esses horários a incidência solar está mais forte, o que pode trazer alguns problemas durante e depois do passeio. O asfalto quente pode causar queimaduras nas almofadas das patas e a exposição prolongada ao sol pode causar insolação e desidratação nos pets.

Essa regrinha do horário deve ser respeitada principalmente para quem mora na cidade. A falta de sombras torna o passeio desagradável para os cães. Se você mora perto de áreas verdes como parques ou praças, opte por incluir esses lugares na rota do passeio.

#2 Qual melhor horário para passear com meu cachorro no verão

Pela incidência solar no verão ser maior que nas outras estações, é recomendado que os passeios sejam feitos nos horários que o sol esteja mais baixo, antes das 8 horas da manhã e depois das 18 horas da tarde. Para garantir uma maior proteção utilize protetor solar específico para cães, principalmente em passeios mais longos.

Par os pais de pets com pelagem branca a atenção ao sol deve ser redobrada. Animais com pelagem branca tem maior propensão a desenvolver carcinoma espinocelular, que é um tipo de câncer de pele causado por exposição solar.

#3 Quanto tempo o passeio deve durar

Essa é uma pergunta difícil de responder, porque cada cachorro possui uma necessidade de atividade física diferente. Por exemplo um cão idoso de porte pequeno tem necessidade de passear por menos tempo que um cão da raça labrador de 18 meses de idade. Então você deve avaliar as necessidades do seu cão levando em consideração idade, peso, raça, saúde, deficiências e energia.

Porém o recomendado é que passeio no período da manhã deve ser mais longos, durando em média 40 a 60 minutos. Já os passeios noturnos devem ter em média 30 minutos. Os cães com maior necessidade de atividade física provavelmente precisaram de dois passeios de 60 minutos por dia.

#4 Passear antes ou depois das refeições

O ideal é que o cão se alimente depois de fazer uma atividade física. Entretanto se preferir alimentar seu cão antes do passeio espere o intervalo de 30 a 40 minutos antes de sair de casa. Fazer atividades físicas logo após se alimentar pode causar desconforto e problemas na digestão, assim como nos humanos.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Agora você já é expert na arte do passeio. Confira outros posts que te podem ser úteis: Como limpar pata de cachorro: Aprenda a técnica correta!Aprenda como dar banho em cachorro em dias frios e Como Fazer Redes Sociais para Pet Shop?