Você sabe a maneira correta de como dar banho em cachorros nos dias mais frios? Se você tem alguma dúvida leia esse artigo até o final que mostramos alternativas eficientes de como dar banho em seu cachorro em dias mais frios.

Cachorro em banheira

Todo mundo já deu aquela escapada do banho em dias mais gelados, afinal ninguém gosta de passar frio. Nossos parceiros caninos sentem tanto frio quanto os humanos, porém seu cheirinho natural é mais acentuado que o nosso e isso dificulta ficar longos intervalos sem banho.

Como dar banho em cachorro?

Primeiro nós precisamos entender que apesar de amarmos nossos pets como filhos, eles não são humanos e por isso possuem hábitos e necessidades de higiene diferente dos nossos. Segundo especialistas a frequência de banho dos cães deve ser bem menor que a nossa, o ideal é que seja a cada 15 dias no máximo. Outro fator importante é a escolha dos cosméticos que irá usar na hora do banho, o ideal é que seja shampoo e condicionador próprio para cães, com uma formulação específica para que não ocorram irritações e problemas de pele.

A alta frequência de banho, não secar corretamente os pelos e o uso de cosméticos para humanos pode desiquilibrar o pH da pele dos animais causando mau cheiro, alergias, irritações e até problemas mais sérios.

Como dar banho em cachorro no frio em casa?

Para evitar que seu pet fiquei doente é recomendado que não seja dado banho em dias muito frios, dê preferência para os dias mais ensolarados e horários mais quentes, entre as 11 horas da manhã e as 3 horas da tarde. Dar banho dentro de casa é a melhor opção, por ser um ambiente fechado a temperatura é mais alta, o que aumenta o conforto do pet na hora do banho.

A parte de secagem é indispensável, com as temperaturas mais baixas a secagem do pelo é mais lenta, por isso devemos secar os cães o melhor e mais rápido possível, assim evitando o desenvolvimento de pneumonia, fungos e problemas de pele.

Como secar cachorro no frio?

Uma boa secagem com toalha não é o suficiente para os dias mais frios. Então para garantir maior conforto para seu cachorro use um secador, e se tiver um solzinho deixe ele se esquentar para reequilibrar a temperatura corporal.

Como secar cachorro com secador?

Um bom secador é uma ferreamente fundamental para uma secagem rápida e completa dos peludinhos, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora da secagem. E para isso o ajuste da temperatura do ar deve estar morno para frio, o vento muito quente pode causar queimaduras na pele sensível dos pets. A distância também é outro fator importante para prestar atenção, o ideal é que o secador esteja a 20 cm de distância do animal, assim evitando queimaduras e irritações.

O que é banho seco?

Técnicas de banho sem água são chamadas de banho seco, e podem ser feitas de diferentes formas. As mais comuns são com produtos especiais que podem ser em pó, spray ou espuma. Caso tenha mais dúvidas de uma olhada em nosso post onde explicamos tudo sobre banho seco.

Banho seco em cachorro em casa

Banhos secos podem ser feitos em pet shops ou em casa com produtos específicos para banho seco em cachorros. A aplicação desses produtos é simples e rápida, basta aplicar o produto sobre o pelo do animal, espalhar com uma escova para cães e esperar secar. Esse processo vai garantir a higienização dos pelos e cuidar do mau cheiro.

Banho seco para gatos

Os felinos também podem tomar banho seco. Hoje no mercado existem produtos específicos para banho seco para gatos. Muitos tutores de gatos têm dúvidas sobre o assunto devido ao habito de se lamber dos bichanos, porém os produtos específicos para animais não contem ingredientes prejudiciais em caso de ingestão.

 

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Agora você está crack no assunto banho e pode oferecer um momento mais agradável para seu amigão mesmo no inverno. Agora que tal dar uma olhada em outros artigos postados por aqui? Confira: Olfato dos pets. Cuidados com o focinho, Qual a maneira correta de higienizar as orelhas dos pets, Como Evitar Que Seu Cão Fuja de Casa.