Você sabe como realizar a higienização correta das orelhas e ouvidos dos pets? Neste artigo iremos trazer um passo a passo de como realizar esse processo, como todo o cuidado e atenção que o pet merece.

Evita Doenças

A higiene dos ouvidos é importante para evitar doenças e inflamações, como a Otite é claro que assim como nos seres humanos, não é ideal despejar água dentro do ouvido pois pode prejudicar a audição e causar muita dor no animal, além de remover a cera natural do ouvido, que serve como proteção do canal auditivo.

Durante o banho é importante proteger bem os ouvidos para evitar a entrada de água, para isso é recomendado o uso de algodão impermeável, próprio para uso de tosadores, pois o uso do algodão convencional pode deixar chumaços pequenos na hora de retirar do ouvido, e ocasionar um acúmulo de sujeira nos ouvidos do pet.

Raças que precisam de Atenção

Algumas raças de cachorro precisam de mais atenção quanto aos cuidados com os ouvidos, por exemplo, o basset hound, o cocker spaniel e o dachshund, pois por causa do formato de suas orelhas caídas, tem mais chances de acumular umidade, pois não recebem tanta luz solar nessa região do corpo. Algumas raças de gato, como o persa, também tem essa tendência pois tem as orelhas protegidas por uma camada de pelos extras, e isso pode dificultar a limpeza dos ouvidos. 

Em todo caso, os pets precisam de um cuidado especializado para a limpeza dos ouvidos. Para isso recomendamos a Solução Otológica Rotina, da docg. para auxiliar nos cuidados tanto no dia a dia, quanto na hora do banho e tosa. Para realizar a limpeza, primeiro posicione o pet próximo ao seu rosto, para poder ver onde está aplicando o produto, não coloque o animal deitado, pois pode danificar o canal auditivo e causar machucados. Em seguida adicione uma pequena quantidade do produto em um chumaço de algodão e massageie com cuidado nas orelhas do pet, não precisa enxaguar, e cuidado para não introduzir o algodão muito fundo no ouvido do pet, para não remover a cera protetora do local. O recomendado é realizar a limpeza dos ouvidos do pet uma vez por semana, ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade do animal. 

Não Use Cotonetes nos Pets

Importante, é nunca usar cotonetes para limpar as orelhas dos pets, pois não é um produto feito para as orelhas dos animais, e podem machucar o canal auditivo. Essas foram as orientações para a higiene correta dos ouvidos dos pets, esperamos que tenham sido úteis, confira outros artigos em nosso blog sobre dicas para cuidar melhor da saúde e limpeza do seu companheiro, estamos sempre preocupados com o bem estar dos pets.