Antes de mais nada, com o coronavírus (Covid-19), muitas pessoas estão se perguntando como agir com os seus animais de estimação. Segundo reportagem do Jornal Tribuna de Minas, a resposta dos veterinários é que dentro ou fora da quarentena, os pets precisam receber cuidados especiais para que não transportem o vírus entre pessoas através do toque. Transportar, porém, não quer dizer transmitir, já que, segundo especialistas, esse vírus não é contraído por cães ou gatos. Esses animais possuem seu próprio coronavírus, o alphacoronavírus, que teve incidência no Brasil na década de 1980, quando passaram a ser produzidas vacinas de prevenção para cães.

Contudo, a dúvida é como prevenir e quais cuidados devo ter com o meu pet. Álcool em gel 70% posso usar? Como devo higienizar o meu pet nesse período? A médica veterinária Juliana Aparecida esclarece algumas dúvidas:

1. Hábitos de Higiene redobrados

Primeiramente os hábitos de higiene com os animais de estimação também devem ser redobrados em tempos de coronavírus. É fundamental lavar bem as mãos antes e depois de brincar ou tocar nos pets.

A higiene das mãos com água e sabão é recomendada depois de manusear os alimentos e limpar a urina e as fezes do pet. Antes de colocar água e comida para o animal, o tutor deve higienizar as mãos para não contaminar as tigelas.

O banho elimina o vírus da pelagem do animal, em caso de contaminação, já que o vírus é sensível a produtos químicos. Se o pet está dentro de casa e todos estão de quarentena, banho uma vez por semana com o shampoo que é próprio para ele, neste quesito o time de especialista da docg. pode lhe auxiliar a escolher os produtos indicados para o tipo de pelagem do seu animal.

2. Álcool em Gel 70% pode ser usado nos pets?

A Doutora Juliana Aparecida esclarece as principais dúvidas dos tutores:

Posso usar Álcool em Gel 70% nas patinhas do meu pet?

A princípio SIM, não existe restrição quanto ao uso do Álcool em gel nas patinhas do pet. Porém deve haver o máximo de cuidado, caso o animal tenha algum tipo de alergia pré existente ou algum tipo de lesão para evitar maior irritação no local.

Quantas vezes ao dia eu posso usar o Álcool em Gel 70% no meu pet? Qual a frequência?

Desde já alerto que o uso deve ser feito com moderação, pois o Álcool em Gel 70% pode causar ressecamento nas patinhas. Desta forma, recomendo o uso do Hidratante de Patinhas docg. para reduzir a perda de água e manter as patinhas e cotovelos hidratados.

Como devo usar o Álcool em Gel 70% no meu pet?

Você pode passar primeiro um lenço umedecido ou pano úmido para tirar o excesso de sugeira da pata, depois o Álcool em Gel 70% espalhando bem nas almofadinhas e assim que secar passar o Hidratante de Patinhas da docg.

3. O produto ideal para higienizar as patinhas dos pets

Qual produto posso utilizar para higienizar as patas do meu pet?

Se possível opte por produtos mais naturais, exemplo o Higienizador de Patinhas da docg. que é eficaz contra fungos, vírus, bactérias e também elimina o odor de chulé.

Ele contém cocoamida que tem o mesmo princípio do sabão que expõe e mata os vírus. O cocoamido é um limpador muito suave e próprio para produtos que dispensam enxágue. Ele não irrita a pele do animal e é super indicado para filhotes e contém cocoil glutamato que tem ação de limpeza suave, é derivado vegetal altamente biodegradável e amigo do meio ambiente.

Juntamente com, na composição consta o óleo puro de lavanda que tem ação bactericida e fungicida e o deoplex® que é um agente neutralizador de odores.

O modo de usar também é muito prático, basta borrifar nas patinhas do pet e secar com um pano, gaze, algodão ou papel macio.

higienizador-de-patinhas

 

4. Cuidado, produtos que podem ser agressivos para o seu pet

Do mesmo modo, alguns tutores no intuito de higienizar o seu animal de estimação estão utilizando produtos de limpeza e alvejantes, porém esses produtos são agressivos e podem causar alergias, irritações e até queimadura nas patas dos animais.

Assim, cabe ressaltar que o Álcool em Gel 70% não deve ser aplicado no pelo do animal, caso você queira fazer a higienização da pelagem sem realizar o banho completo, a veterinária Juliana Aparecida recomenda o uso do banho seco spray da docg. Você pode aplicar em um pano e passar sobre a pelagem do animal, removendo o excesso de sujeira e odor.

5. O produto recomendado para manter ambientes livres de fungos, vírus e bactérias:

Do mesmo modo, para manter o ambiente e superfícies onde pets e humanos circulam, o produto recomendado para higiene e desinfecção são desinfetantes a base de amônia quaternária, destacamos os principais benefícios:

  • Combate bactérias, vírus, germes e fungos causadores de doenças. Inclusive eficaz contra o Covid-19
  • Ele consegue eliminar salmonela (aquela que dá diarreia e pode desidratar você e seu cão ou gato), bactérias que causam infecção no ouvido e até parasitas causadores de pneumonia bacteriana e giárdia.
  • Indicado para quem tem cães e gatos e outros animais
  • Uso doméstico e profissional
  • Não causa irritação no pet
  • Não é corrosivo
  • O DESINFETANTE docg. a base de amônia quaternária também contém o Cola®Quat SME um poderoso eliminador de odores de ambientes e superfícies como odor: urina, gordura e tabaco

Definitivamente, ressaltamos que os animais tem papel fundamental na vida das pessoas ter um animal em casa é uma maneira de interagir e tirar um pouco a pessoa desse estado de morbidade, negatividade, medo e pânico. Pode fazer um carinho, propor um convívio social, que é a função primordial do animal de estimação. Principalmente para idosos que estão dentro de casa, sem passear com o cachorro.

Com a escolha de um produto de qualidade e seguro, não há com que se preocupar.

A Doutora Juliana Aparecida CRMV 17767 – PR, faz parte do time de especialista da docg.

Enfim, para os humanos a docg. preparou um GUIA exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre Álcool em Gel. Para fazer o download gratuito clique aqui!

E se você tem outras dúvidas ou quer compartilhar uma experiência conosco, deixe agora mesmo seu comentário!