Cachorros de pelo branco: veja quais são os cuidados - docg.

Cachorros de pelo branco: veja quais são os cuidados

Você sabia que o cachorro de pelo branco exige mais cuidados que os demais? Os cães de pelagem clara e os albinos carecem de atenção especial com a pele e com sua pelagem. Os donos sabem como é difícil mantê-los verdadeiramente branquinhos, livrá-los de eventuais manchas marrons (que podem aparecer ao redor dos olhos e nas patas, por exemplo) ou ainda prevenir os problemas de fios amarelados.

Caso você tenha um cachorro de pelo branco ou um cãozinho albino e deseja saber como cuidar da pelagem dele da melhor maneira, este post foi feito para você. Acompanhe as nossas dicas e saiba quais os cuidados especiais que você deve ter com seu bichinho!

Descubra se o cãozinho é mesmo branco ou se é albino

O albinismo em cães é uma doença genética. Nesse caso, a ausência de melanina (responsável pela pigmentação) causa palidez, pelos brancos e olhos avermelhados. Além disso, ela fornece proteção contra os raios UVA, e a sua falta pode deixar seu amigo muito mais sensível ao sol. Por isso, é importante saber se o pelo branco do seu cãozinho é uma característica dele ou um caso de albinismo.

Cães albinos podem desenvolver problemas de saúde. Um exemplo são alguns males de visão, como o estrabismo e a íris sem pigmentação (que permite mais passagem de luz que o normal). Por serem cachorros sem pigmentação, se mostram mais sensíveis aos raios solares, por isso estão mais propensos a queimaduras, câncer e tumores.

Os cães albinos costumam ser mais desconfiados e retraídos. Além de sua pelagem, os olhos e o focinho também são claros. Por isso, é interessante levá-lo ao veterinário para descobrir sua condição e saber quais os cuidados especiais de que precisa. Afinal, ele pode ou não apresentar os problemas citados acima.

Conheça algumas das principais raças de cachorro de pelo branco

Ao contrário do albinismo, que pode acontecer em qualquer animal, algumas raças são conhecidas por sua pelagem branca tão trivial. É o caso do West Highland White Terrier, do Maltês e do Bichon Frisé, que apresentam um porte menor. Também do Pastor Branco Suíço e do Samoieda, com porte maior.

Além deles, existem outras raças que podem exibir a pelagem branca, com o Poodle e o Shih-tzu, por exemplo. Elas têm uma grande variedade de cores de pelagens, podendo também ser encontrados na cor branca, mesmo sem que sejam albinos.

Atente para a exposição ao sol

Albino ou não, se você tem um cachorro de pelo branco, olhos claros e o focinho rosado, mesmo que apresente algumas partes em tons de marrom ou preto, ele ainda precisa de muitos cuidados em relação ao calor e à exposição aos raios UV.

Evite sair com o seu cachorro de pelo branco em horário de sol muito forte e prefira os passeios à noite ou de manhã cedo. Mesmo assim, use nele o protetor solar para evitar irritações na pele e queimaduras.

Se o seu cachorro tem muita sensibilidade na visão por conta da luz do sol, ele pode usar óculos especiais para se sentir mais confortável e menos incomodado com tal intensidade. Embora muita gente não conheça esses recursos, é possível encontrá-los em lojas especializadas em produtos para pets.

Utilize xampus específicos

Existem no mercado alguns xampus específicos para serem usados pelos cães de pelagem branca. Também é conveniente pedir indicações em relação ao sabonete que será usado para o banho. Se logo que o seu cãozinho chegou ele era tão branquinho que mais parecia um floco de neve, mas agora está amarelado, não se preocupe! Esse é um problema que pode ser resolvido: basta investir em um xampu especial, a fim de descolorir os pelos dos cães brancos.

Vale lembrar que em hipótese alguma você deve usar produtos de limpeza para dar banho em seu cachorro. Isso é uma grande irresponsabilidade! Alvejantes e água sanitária, além de não resolverem o problema, podem prejudicar gravemente a saúde do seu amigo de quatro patas.

Preste atenção na hora do banho

O ideal é dar um banho a cada 10 dias, com os xampus próprios para o tipo de pelo do seu companheiro. Para ajudar na manutenção da limpeza durante esse período, você pode aproveitar o chamado “banho seco” de talco. Ele absorverá a sujeira e a umidade da pelagem do seu cachorro, facilitando a remoção apenas com escovação e uma pequena “mãozinha” do seu secador de cabelo.

Para as manchas ao redor dos olhos, muito cuidado. Nada de usar descolorantes, como águao xigenada, porque isso pode ser muito perigoso! Esses produtos são tóxicos para os cãezinhos.

As manchas dão mais trabalho para sair, mas podem ser atenuadas com o uso de produtos clareadores para cães de uso tópico. É claro: não deixe de fazer aquela visitinha regular ao banho e tosa para manter o aspecto impecável do seu melhor amigo.

Capriche na escovação

Lembre-se de que a pelagem é o que mais chama atenção e, para que o convívio em casa seja mais saudável, é preciso cuidar muito bem dela. Pelos brilhantes e macios podem ser indicadores de uma saúde perfeita. Já o contrário, pelos opacos e fracos, é algo que pode indicar algum problema com o seu pet.

Portanto, além do banho e das visitas ao pet shop você precisa escovar o seu amigo com regularidade. Além de uma boa maneira de demonstrar carinho, a escovação garante que os pelos soltos sejam removidos e também ajuda a desfazer ou evitar a formação de nós.

No caso dos cachorros de pelo branco, escovar com regularidade evita ainda o acúmulo de poeira que pode contribuir para deixar o pelo com aspecto de encardido.

Cuide da alimentação do seu cachorro de pelo branco

A chave para manter a pelagem do seu cãozinho forte e brilhante está na nutrição. Uma dieta saudável e balanceada, de acordo com a idade, porte e raça do seu bichinho pode ser indicada pelo veterinário.

Aspectos avermelhados na pele sugerem deficiências nutricionais, e isso pode exigir mudanças na alimentação do seu cachorro. Para que ele aceite melhor o novo cardápio, o mais indicado é fazer a alteração de forma gradual. Assim, diminuem as chances de haver rejeições e possíveis problemas no estômago.

Deixe água limpa e fresca sempre à disposição do seu cachorro. Mantê-lo hidratado também é muito importante, e a falta da água no organismo pode comprometer a saúde do animal. Existem ainda os suplementos alimentares para casos especiais, que ajudam na manutenção da pelagem saudável. Eles podem ser recomendados pelo veterinário, caso haja necessidade.

Verifique a existência de alergias

Cães de pelagem branca e cachorros albinos podem desenvolver alergias e irritações na pele com mais facilidade. É importante verificar se existe algum incômodo em relação à pele ou se, em contato com algum produto, surgem erupções.

Se o seu cãozinho for alérgico, ele precisará de produtos especiais. Lave com cuidado a região e leve o bichinho ao veterinário, pois só ele poderá recomendar os antialérgicos adequados para o problema e indicar como se deve proceder no que diz respeito aos banhos e outros cuidados.

A água do mar, o cloro e a areia também podem causar alergias e irritações ao seu cachorro. Por isso, é importante sempre dar um banho nele após um passeio na praia ou mesmo uma brincadeira na piscina.

Evite que o animal se suje muito

É muito comum que seu cãozinho adore cavar buracos ou pular na lama após um dia de chuva. No entanto, no caso dos animais com pelo branco, o ideal é impedir que eles se sujem muito. Afinal, como a pelagem é clara, vai ser muito mais difícil remover toda a sujeira, especialmente se o pelo for longo. Assim eles correm o risco de ficarem encardidos ou de necessitarem de um banho um pouco mais profundo, o que pode acabar deixando sua pele irritada.

Outra dica é não deixar a sujeira acumular. Animais com pelagem clara necessitam de banhos mais frequentes. Se você demorar muito para dar banho no seu cachorro de pelo branco ele vai ficar amarelado e podem até mesmo surgir manchas difíceis de remover.

Previna o aparecimento de pulgas e carrapatos

Esse é um cuidado que precisa ser observado para qualquer animal. Além de causarem um grande desconforto para o seu companheiro, pulgas e carrapatos ainda transmitem doenças e causam feridas na pele. No caso dos cães de pelo branco, como são mais sensíveis, acabam ficando mais propensos a essas alergias e irritações.

Portanto, use coleiras e produtos que previnam a infestação por esses parasitas. Seu veterinário vai saber exatamente qual o melhor produto e a dosagem correta para não fazer mal ao seu amigo. No entanto, se ainda assim a infestação aconteceu, não demore para resolver. Quanto antes você se livrar deles, menos seu companheiro vai sofrer.

Com todos esses cuidados o seu cachorro de pelo branco estará sempre limpinho, saudável e com o melhor aspecto possível para o convívio com você e sua família. Já a ausência de um bom tratamento pode resultar em pelos encardidos, com manchas e irritações na pele do seu pet. Como eles costumam ser mais sensíveis, é bom não descuidar da sua higiene e também evitar expor seu companheiro ao sol forte. Afinal, nada melhor do que ver seu cãozinho feliz e brincando por aí, não é?

Gostou dessas dicas? O que acha de entrar em contato com a Docg Authentic Pet para conhecer nossos produtos autênticos e inovadores para a saúde e o bem-estar do seu pet?

Fique por dentro das novidades