Descubra aqui o que indica a cor do xixi do cachorro - docg.

Descubra aqui o que indica a cor do xixi do cachorro

Um dos cuidados que devemos ter com nossos animais é observar a sua urina. Isso porque a cor do xixi do cachorro pode apontar problemas de saúde. Sendo assim, ficar atento não só à cor, mas também a outras características importantes, como frequência, odor e volume é essencial para manter o pet saudável.

Por isso, neste post, vamos relacionar algumas cores de urina para que você fique atento e leve seu pet ao veterinário se perceber que algo não está normal. Continue a leitura e confira!

O que podemos perceber pela cor do xixi do cachorro?

A cor do xixi do cachorro pode indicar doenças, confira algumas delas!

Urina laranja: pode indicar icterícia, doenças na vesícula, enfermidades relacionadas ao fígado, problemas com as hemácias ou desidratação extrema;

Urina cor-de-rosa ou vermelha: indica a presença de sangue e a causa mais comum é infecção no trato urinário. No entanto, pode indicar câncer, doença hemorrágica ou relacionada à coagulação;

Urina marrom: pode ser por variados problemas graves com a saúde, como sangramento no trato urinário, reação a exposição a toxinas ou algum trauma. Por isso, corra com o pet para o veterinário.

Como deve ser a frequência urinária do pet?

A frequência urinária é outro fator importante que o tutor deve observar. Fazer xixi muitas vezes é normal se o cão bebe muita água. Isso ocorre também em dias quentes e após longas caminhadas. E não se esqueça de sempre deixar muita água disponível para seu peludo.

Por outro lado, urinar pouco pode apontar um problema. Quando o cão se agacha e não consegue fazer xixi ou faz apenas gotinhas, preocupe-se, ela está certamente com problemas. Pode ser um bloqueio urinário e até um câncer, mas quem saberá avaliar a situação é o veterinário, por isso, o leve com urgência.

É por meio da urina que o cão elimina as toxinas do organismo, e se elas não forem eliminadas, podem prejudicar o fígado e outros órgãos vitais.

No entanto, se o tutor perceber que o animal, mesmo em situação de repouso, mudou seus hábitos em relação ao consumo de água, leve-o também para uma consulta com o veterinário para fazer um check up e verificar se está tudo em ordem.

O que significa a qualidade da urina para a saúde do pet?

Trata-se de um líquido muito importante, capaz de apontar diversas enfermidades. Por meio de um exame laboratorial de urina é possível saber a quantas andam a saúde de seu pet.

A cor normal é amarela, e a tonalidade pode variar de acordo com a quantidade de água consumida pelo cão. Se ele costuma beber muita água, o tom de amarelo será mais fraquinho.

O odor forte pode apontar algum problema?

Logicamente, o odor de urina nunca é agradável, no entanto, se notar que o cheiro está insuportável, bem diferente do normal, leve seu pet para uma consulta com o veterinário para que ele seja examinado.

Como você conferiu neste post, a cor do xixi do cachorro pode indicar algum problema de saúde. Por isso, a dica é sempre observar seu amigo peludo e, ao perceber qualquer mudança nesse sentido, levá-lo para uma consulta ao veterinário. Assim, você ficará mais tranquilo e seu pet, mais saudável.

Gostou deste post? Confira outro artigo bem legal que dá dicas de como ensinar seu gato a fazer xixi no local certo!

Fique por dentro das novidades