Descubra 6 ideias incríveis para garantir uma renda extra! - docg.

Descubra 6 ideias incríveis para garantir uma renda extra!

A busca por oportunidades que possibilitem a geração de renda extra é cada vez mais comum, seja por necessidade financeira, seja por certo nível de insatisfação com o trabalho atual. Mas como buscar uma nova atividade para se dedicar sem comprometer esse último? Ou ainda sem fazer um investimento muito arriscado?

Existem diversas formas de garantir aquela renda extra que vai trazer uma diferença significativa no seu orçamento familiar, além de lhe dar mais flexibilidade e tempo para fazer o que gosta. E algumas delas estão explicadas neste post para você conhecer. Confira!

1. Venda produtos como consultor

Uma das ideias mais comuns para gerar renda extra é trabalhar com a venda de produtos como consultor autônomo. O ramo mais conhecido para revenda por meio de consultores no Brasil é o da beleza e cosméticos. Mas há também outras opções rentáveis, como:

  • acessórios para a cozinha;
  • roupas;
  • lingeries;
  • calçados;
  • produtos para animais (mercado pet).

A maioria das marcas exige um investimento inicial, normalmente feito com a compra de um kit de produtos, o que permite que esse dinheiro seja recuperado facilmente. A procura por esse tipo de renda complementar aumenta nos tempos de crise e desemprego formal, no entanto é uma atividade que pode ser realizada a qualquer momento.

Além da maneira mais tradicional de mostrar o catálogo de produtos pessoalmente a conhecidos, familiares, companheiros de faculdade ou de trabalho, atualmente algumas marcas permitem que seus consultores se cadastrem na página de vendas online para que clientes em potencial possam localizá-los.

2. Atue como freelancer

Outra maneira de garantir uma renda extra é oferecendo serviços como freelancer em sites especializados nos quais você pode se cadastrar gratuitamente.

Primeiro, crie seu perfil expondo as suas habilidades e descrevendo o seu currículo. Depois, se candidate a diversos tipos de trabalho: criação de site, serviços de fotografia, redação e revisão textual, tradução de textos em língua estrangeira, entre outros.

3. Trabalhe com pet sitting

Você gosta de animais? Já pensou em ganhar dinheiro cuidado dos bichinhos? Não, você não precisa ser veterinário para isso! Uma atividade que está se tornando cada vez mais comum no mercado pet é a de pet sitter ou, em bom português, babá de animais de estimação. Mas como funciona?

Cuidando dos amiguinhos de quatro patas de outra pessoa, seja levando para passear ou cuidado deles quando os donos viajam. Você pode contar com ferramentas online que aproximam os cuidadores aos pais e mães de pets. Outra facilidade são os treinamentos online oferecidos.

A maioria funciona de forma parecida aos aplicativos de viagem: você se cadastra, define uma agenda conforme a sua disponibilidade e, quando aprovado, pode começar a trabalhar recebendo até 70% do valor pago pelo cliente. Os sites permitem que os usuários avaliem os cuidadores, servindo de referencia para outros clientes em potencial.

4. Venda fotos online

Se você gosta de tirar fotos, tem talento para fotografia e uma câmera com boa qualidade e resolução, saiba que é possível ganhar dinheiro com elas. Isso, por meio de bancos de imagens nos quais você pode se inscrever de forma gratuita para vender os seus registros.

Nesse caso, a renda extra vem da comissão que o fotógrafo ganha por cada foto vendida. Pode ser uma porcentagem, um valor fixo ou créditos que serão convertidos em dinheiro quando um percentual mínimo for atingido. Na medida em que você for acumulando vendas de fotos, a sua reputação aumentará e, consequentemente, as suas comissões.

5. Digite trabalhos escolares

A grande vantagem desse trabalho é que tudo que você precisa nada mais é do que um computador com um bom editor de texto, o que significa que você pode ter uma renda extra sem a necessidade de fazer um investimento inicial.

Para digitar trabalhos escolheres, apostilas, monografias, informativos e qualquer outro tipo de texto que o seu cliente peça, você deve estar atento às regras gramaticais e ortográficas. No caso de trabalhos acadêmicos é preciso conhecer e respeitar também as regras da ABNT ou de outro estilo de formatação solicitado pela instituição de ensino superior.

6. Dê aulas particulares

Você é fluente em algum idioma estrangeiro ou muito bom em alguma matéria escolar? Dê aulas particulares!

Se você for bom com idiomas, pode investir nos serviços de aulas na sua casa, na do aluno ou mesmo pela internet. A procura é grande entre aqueles que vão fazer ENEM, concursos ou que vão fazer viagens ao exterior.

Agora se tiver facilidade com matérias escolares você pode ter sua renda extra com aulas de reforço para alunos do ensino fundamental e médio.

7. Cozinhe e comercialize marmitas

Com a correria do dia a dia muita gente não tem tempo para se alimentar direito. Que tal usar o seu para cozinhar e vender marmitas aos apresadinhos de plantão?

Para decidir o tipo de comida com o qual irá trabalhar, faça uma pesquisa com o seu público direto (amigos, vizinhos e familiares) para ver qual teria a maior demanda e opte por ramos específicos, entre eles:

  • vegetariano;
  • vegano;
  • sem TAC;
  • saudável;
  • fitness;
  • caseira.

Independentemente do tipo de comida que você decida fazer, invista em produtos de qualidade e em um cardápio diversificado com preço competitivo. Alem disso, use as redes sociais para divulgar os seus produtos.

8. Faça artesanato

Se você leva jeito para trabalhos manuais (pintura, bordado, costura etc), poderá utilizar as suas habilidades a fim de conquistar uma renda extra.

Use a internet para encontrar ideias e inspirações para os seus produtos e para anunciá-los nas redes sociais ou em sites especializados, muitos dos quais permitem cadastro gratuito. Também é possível participar de exposições de trabalhos artesanais no seu bairro e na sua cidade. Você mora em apartamento ou condomínio? Uma boa ideia é fazer uma exposição própria no salão de festas e convidar os outros moradores.

Agora que você já conhece diversos modos de garantir uma renda extra, é hora de decidir a melhor para você e sua família. Dessa forma, planejar o investimento inicial (se necessário) e os meios de divulgação, além de organizar os seus horários para realizar as novas atividades.

Gostou das nossas dicas para ganhar uma renda extra? Caso tenha interesse em trabalhar com o mercado pet temos uma ótima dica para você. Baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito para ler e entender melhor como funciona esse segmento no Brasil.

Fique por dentro das novidades