Cuidados com animais no verão: saiba como cuidar do seu pet! - docg.

Cuidados com animais no verão: saiba como cuidar do seu pet!

O verão já está quase chegando e, assim como nós, humanos, nossos pets também precisam de uma série de cuidados especiais para passar por essa época com muita saúde e disposição!

Neste post, você vai entender quais são os principais e mais importantes cuidados com animais no verão para manter os seus bichinhos sempre saudáveis e felizes em qualquer época do ano!Confira!

Hidratação

Em épocas mais quentes, a nossa sede aumenta, não é mesmo? Da mesma forma, isso acontece com o seu animalzinho. Mas, assim como nós, nem sempre eles bebem a quantidade de água que deveriam.

Por isso, é importante que, em dias muito quentes, você estimule o seu pet a beber água uma vez a cada 15 ou 20 minutos! Sei que parece difícil, mas vale a pena: isso pode evitar diversas doenças que surgem por causa de uma má hidratação no verão.

Proteção contra parasitas e doenças

O verão é a estação perfeita para pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores de doenças, como a leishmaniose. Portanto, além de assegurar que a vacinação dos seus pets está em dia, é importante protegê-los desses parasitas.

O uso de coleiras que espantam pulgas e carrapatos é essencial para que seus pets não se tornem hospedeiros e não acabem contraindo doenças típicas das quais esses bichos terríveis são transmissores. 

Alimentação dos pets

Em períodos mais quentes, é importante que você, independentemente do animalzinho que tenha, não deixe as tigelas de comida cheias de ração o dia inteiro. Isso porque, em muitos dias quentes e úmidos, a comida do seu pet pode se deteriorar em contato com o ambiente.

Além disso, como o verão é a época em que os insetos e outros animais que carregam doenças mais circulam por aí, eles podem acabar encontrando a ração do seu pet e transmitindo doenças a ele.

Higiene do animalzinho

Outra questão importante a ser observada no verão é a higiene do seu pet. Apesar de ser uma época mais quente e acharmos, erroneamente, que o número de banhos deve ser maior, é importante reduzir um pouco a frequência deles.

Entenda, como no verão há mais incidência de pulgas e carrapatos, há a necessidade do uso das coleiras antiparasitas. Tais coleiras vão perdendo a sua eficácia a cada banho do seu pet. Por isso, para garantir que eles fiquem saudáveis e longe desse mal, diminua um pouco a frequência dos banhos.

Entretanto, é importante destacar que os donos dos cãezinhos que utilizam outro meio para prevenir a incidência desses parasitas, como remédios via oral, não precisam se preocupar com a quantidade de banhos, já que eles não vão influenciar em nada na proteção do animalzinho.

Passeios

Durante os passeios com seu animalzinho, é importante tomar alguns cuidados: primeiro, lembre-se de que ele também sente calor e desconforto ao pisar na rua quente. Se a temperatura estiver muito alta, coloque sapatinhos em suas patas para que ele possa caminhar confortavelmente.

Em segundo lugar, lembre-se de aplicar protetor solar na pelagem do animal em dias de muito calor, afinal, eles também podem sofrer com doenças decorrentes do abuso excessivo do sol! Por fim, leve sempre consigo uma garrafinha de água e uma tigelinha para hidratar seu pet durante o passeio.

O que achou das nossas dicas? Os cuidados com animais no verão devem ser redobrados e você deve estar atento a qualquer sinal que indique alguma anormalidade. Nesse caso, não hesite e procure a ajuda de um veterinário! Para mais dicas como estas, acompanhe nossa página no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades. 

Fique por dentro das novidades