Confira 6 dicas para aumentar as vendas no mercado pet! - docg.

Confira 6 dicas para aumentar as vendas no mercado pet!

O fim de ano está chegando, e essa é uma boa oportunidade de aumentar as vendas de vários segmentos no mercado. É claro que o universo do mercado pet também não fica de fora dessa proposta.

O fim de ano desperta nas pessoas a ideia de renovação, alegria e transformação, o que muitas vezes passa pela distribuição de antigos bens materiais e troca de presentes e lembrancinhas entre as pessoas de que se gosta. E há pouca “gente” de que gostamos mais do que nossos bichinhos de estimação. Os pets também merecem novos acessórios, produtos diferenciados e guloseimas. Eles ficarão muito satisfeitos!

Portanto, é hora de cuidar do estoque e das ofertas para agradar a essa vasta clientela, tão apaixonada, nesse fim de ano. Quer saber algumas sugestões para aumentar as vendas no mercado pet? Então veio ao post certo! Continue a leitura e confira ao menos 6 ótimas dicas.

1. Ofereça produtos diferenciados

O fim de ano é uma época especial para todos. É normal que os consumidores procurem itens diferenciados para consumir ou presentear nessa época. Por isso, vale a pena sair do lugar comum quando o assunto passa pelos produtos oferecidos no seu estabelecimento.

As novidades e os itens originais são essenciais para aumentar as vendas no mercado pet. A vantagem daqueles produtos é que, por serem “especiais”, também podem ser vendidos por valores igualmente diferenciados, o que aumentará a lucratividade do seu negócio.

Mas tenha calma, nada de exagerar nos preços! Não se esqueça de que o consumidor não é bobo, e o mercado é bastante competitivo.

2. Invista em novas estratégias para atrair os clientes

O fim de ano traz à tona a realidade de muitas famílias que têm pets: nem sempre sobra muito tempo para conviver mais ou cuidar devidamente dos bichinhos, tampouco fornecer tudo de que eles precisam. É interessante ter a quem recorrer para, por exemplo, comprar regularmente a ração dos pets e, ao mesmo tempo, auxiliar nas melhores decisões para atender às necessidades dos bichinhos domésticos.

Essa pode ser uma ótima estratégia para atrair os clientes. Que tal fornecer conteúdo com dicas e orientações sobre cuidados com os animais? Ou enviar lembretes quando a ração estiver acabando (de acordo com a periodicidade da compra)? É preciso ampliar a visão de mercado para perceber as oportunidades e atrair mais compradores de forma recorrente, e não apenas no final do ano. É fundamental construir relações duradouras!

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está em toda parte, por que não a usar para aumentar as vendas no mercado pet? Ao investir em softwares de gestão, por exemplo, é possível automatizar a organização da sua loja. Isso facilita questões importantes, como o controle do estoque, o cadastro dos clientes e, claro, o atendimento.

Você pode ainda investir em opções de interatividade, por meio da internet e das redes sociais, por exemplo. Esse pode ser um caminho para conhecer melhor os seus clientes com a ajuda de pesquisas e descobrir ideias para atender melhor as demandas do seu público, saindo à frente da concorrência local.

4. Invista em marketing digital

Nos dias de hoje, investir em marketing digital é uma das estratégias que mais impulsionam as vendas no mercado. Ele modifica a visão do cliente em relação a um negócio, porque o objetivo deve ser fazer com que a sua loja seja vista como uma opção de confiança e qualidade nos serviços e produtos para os pets.

O marketing digital vai além de ter um bom site (que, sim, é fundamental). O marketing também deve estar presente nas redes sociais, com iniciativas como ter páginas atualizadas no Facebook e no Instagram. A partir delas é possível interagir diretamente com os clientes, fazer sorteios, divulgar lançamentos e publicar conteúdos relevantes que ajudem os clientes na resolução de alguns problemas (dicas, tutoriais, conselhos, entre outros).

Com um bom estudo do seu público-alvo é possível identificar a melhor maneira de se comunicar com aquela audiência por meio das mídias de internet. Saiba quais são os meios de comunicação mais usados por eles, busque fixar uma boa imagem da loja na memória das pessoas e deixe seu negócio com maior autoridade no setor.

5. Crie promoções exclusivas para aumentar as vendas no mercado pet

Outra dica interessante para aumentar as vendas no mercado pet é a criação de promoções exclusivas. Quem não gosta de uma boa promoção, não é? Todo cliente se satisfaz com a ideia de sair das compras com a sensação de que fez um bom negócio, melhor ainda se a impressão for a de que saiu com uma bela vantagem nos valores que investiu. E as promoções têm tudo a ver com isso. Melhor ainda se tiverem o gatilho de serem exclusivas.

As ações promocionais podem estar relacionadas a pontos que vão muito além dos preços baixos. Por exemplo, podem-se propor vantagens no serviço de delivery, cupons para participação de sorteios, programas de fidelidade com acúmulo de pontos em relação ao número de compras, entre outras ideias.

Tudo isso entregará benefícios aos consumidores e ainda potencializará as chances de fidelização, uma vez que o cliente sentirá a necessidade de retribuir os ganhos que seu estabelecimento lhe proporcionou.

6. Facilite as formas de pagamento

É interessante que as lojas diversifiquem as formas de pagamento para sua clientela. Já imaginou que desagradável encher o carrinho de compras e, ao chegar ao caixa, não conseguir pagar porque a loja não aceita a forma de pagamento que o cliente pretendia usar? Você pode perder a venda, e o cliente ficará com a sensação de que perdeu tempo à toa.

Para que coisas desagradáveis assim não aconteçam, vale a pena disponibilizar diferentes meios de pagamento para os seus clientes. Sobretudo, aceitar diferentes bandeiras de cartões de créditos e critérios de parcelamento.

Para que os clientes estejam cientes sobre o que a loja oferece nessa área e evitem problemas ao chegar ao caixa, a dica é espalhar informativos pelo espaço físico a respeito dos métodos de pagamento aceitos na loja. Assim, ninguém perde tempo; e você não perderá nem a venda, nem o cliente.

Com uma boa dose de disposição, além da criatividade, você verá que valerá muito a pena investir nessas dicas para aumentar as vendas no mercado pet. Atenderá às expectativas do seu consumidor e conquistará uma boa vantagem competitiva! Não importa se a sua loja é sofisticada ou mais simples, com certeza vai aumentar as vendas.

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