Como retribuir o amor do seu pet - docg.
Como retribuir amor ao cachorro

Como retribuir o amor do seu pet

Bichos de estimação são companheiros fiéis e parceiros para divertidas brincadeiras. E não é só isso. A ciência aponta que o convívio com cães e gatos faz bem para a saúde dos donos. Nada mais justo que retribuir tantos benefícios, não é mesmo? Continue a leitura e veja algumas medidas para garantir o bem-estar dos animais.

Pets fazem bem à saúde

A companhia de um amigo de quatro patas é benéfica para o coração. Isso porque a presença dos peludos estimula a liberação de hormônios como a ocitocina, a prolactina e a serotonina. Essas substâncias estão ligadas à regulação do humor e da ansiedade.

Como consequência, pode-se reduzir a pressão sanguínea, o colesterol ruim e os níveis de triglicérides do organismo. O controle desses indicadores diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

Outro impacto positivo é em relação ao estresse. Pesquisa realizada na Universidade Estadual de Nova Iorque, nos Estados Unidos, apontou que a tensão dos sujeitos é atenuada quando eles estão junto aos pets. O efeito não ocorre com tanta intensidade ao lado dos próprios cônjuges, por exemplo.

Para completar, quem leva o cachorrinho para dar um passeio ainda combate o sedentarismo e pode perder peso. Os dados são do Instituto Nacional de Saúde (NHI), também dos Estados Unidos.

Essas são apenas as vantagens para os adultos. As crianças conseguem tirar ainda mais proveito do contato com os animais.

Primeiro, o sistema imunológico dos pequenos se fortalece e fica mais resistente aos pelos. A consequência são menos quadros de alergias, o que vale tanto para quem tem cães quanto para quem tem gato.

Não bastasse isso, crescer próximo a filhotes desenvolve o senso de responsabilidade dos baixinhos. Eles aprendem a dar comida, limpar as necessidades e proteger o mascote de perigos. Ainda, a atenção dada ao pet estimula a cooperação entre irmãos, podendo apaziguar brigas infantis.

Como garantir o bem-estar dos animais

Já deu para perceber que os peludos rendem muita alegria, né? Porém, não dá para esquecer de que eles são seres vivos e, por isso, merecem cuidados. Evite tratá-los como brinquedos ou acessórios para os momentos de carência. É preciso retribuir o amor dos bichos de estimação com atitudes concretas. Conheça algumas:

1.Boa alimentação

Uma dieta desequilibrada pode pôr a vida do seu companheiro em risco. Os alimentos próprios para os humanos nem sempre têm o mesmo efeito em cães e gatos. Alguns, inclusive, tornam-se venenosos.

Procure sempre dar ração e petiscos específicos para o seu animal. Eles contêm os nutrientes certos para garantir um organismo forte e saudável.

2.Cuidados de higiene e saúde

Fique atento às vacinas, ao banho e à tosa. Esses cuidados periódicos evitam que o bichinho contraia infecções por bactérias e outros parasitas. A castração e a vermifugação também podem aumentar o conforto do seu pet.

3.Passeios

As atividades físicas fazem bem não só para os humanos, mas também para as criaturas de quatro patas. Caminhadas ao ar livre, brincadeiras de caça e outros passatempos são excelentes para os cachorros. Já os felinos adoram se entreter com jogos de inteligência e objetos de papelão.

4.Demonstrações de carinho

O carinho é igualmente importante. Demonstre afeto. Abrace e acaricie seu mascote sempre que possível. No entanto, respeite os sinais que o animal transmite. Se ele estiver irritado ou agressivo, deixe-o livre. Não é justo segurá-lo no colo só porque você quer.

5.Adestramento

Bichos de estimação agem por instinto. Se fazem arte, não são capazes de compreender o que cometeram de errado. Por isso, é necessário educá-los de um modo específico. Não se deve tratá-los como crianças nem utilizar violência.

Use comandos de voz para condicionar ações. A comida também auxilia, pois pode recompensar boas atitudes ou penalizar o mau comportamento. Na dúvida, procure um adestrador profissional.

E você, o que faz para retribuir o amor do seu pet? Deixe um comentário! E não deixe de acompanhar nossas redes sociais para conferir outras novidades sobre bem-estar animal.

Fique por dentro das novidades