Como escovar os dentes de gato e por que fazer isso? Entenda! - docg.

Como escovar os dentes de gato e por que fazer isso? Entenda!

Embora seja uma prática ainda incomum, escovar os dentes de gato é uma das melhores maneiras de garantir a saúde e a qualidade de vida de nossos bichanos de estimação. Isso acontece porque, assim como acontece com os seres humanos, a saúde dos animais também ‘’começa pela boca’’.

A cavidade oral dos felinos é a porta de entrada não só de nutrientes fundamentais para a sua sobrevivência, por meio da alimentação, mas também de patologias e problemas de saúde diversos. Por isso, cuidar da higiene bucal de gatos (e, obviamente, dos cães também) é de extrema importância.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira quais são as consequências de uma baixa higiene bucal para gatos, além de descobrir dicas de como tornar a escovação muito mais simples e eficiência. Boa leitura!

Quais são as consequências de não escovar os dentes de gato?

Assim como nós, os bichanos estão suscetíveis a uma série de problemas de saúde. Infelizmente, alguns deles também podem se originar devido à falta de higiene bucal e vão muito além do mau hálito.

O primeiro deles é a periodontite, causada por um acúmulo de bactérias (conhecido como placa bacteriana) na superfície dos dentes e das gengivas. Pouco a pouco, esses micro-organismos ‘’corroem’’ o esmalte dentário e podem fazer com que o gatinho perca seus dentes.

Outra consequência potencialmente grave da periodontite é causada pela queda dessas bactérias na corrente sanguínea do animal, migrando para outros órgãos e atacando-os, causando problemas sistêmicos.

Além disso, os problemas nos dentes causam muita dor e desconforto, e a perda dentária pode fazer com que a mastigação seja prejudicada. Isso interfere na qualidade de vida do animal e pode reduzir o seu apetite, gerando problemas devido à nutrição insuficiente.

Como podemos fazer a escovação dos dentes dos felinos?

Viu como a escovação é importante para prevenir problemas de saúde e garantir mais qualidade de vida para o seu melhor amigo? A seguir, veremos algumas dicas para tornar esse processo mais simples. Confira!

Escolha as ferramentas ideais

O primeiro passo é ter à mão todas as ferramentas necessárias para a escovação. Elas incluem a escova de dentes (que pode ser substituída por dedais específicos para isso) e a pasta, que deve ser exclusiva para o uso dos animais. Jamais use o seu creme dental!

Vá aos poucos

Ter paciência é crucial para garantir o sucesso da escovação. Respeite o tempo de seu gatinho e deixe que ele se familiarize, pouco a pouco, com a situação. Nada de forçar a barra ou isso pode traumatizá-lo!

Torne o momento divertido

Para adaptá-lo mais rapidamente ao novo hábito, misture a escovação com coisas que ele realmente adora. Por exemplo, traga os brinquedos preferidos do gatinho ou intercale a escovação dos dentes com a escovação de seus pelos, caso isso o agrade. Lembre-se de dar muito carinho!

Faça movimentos rápidos e precisos

Por mais bonzinho que seja o gato, é improvável que ele queira perder muito tempo nessa situação. Faça a escovação com movimentos circulares e muito delicados, sempre no sentido das gengivas para as extremidades.

Qual é a periodicidade necessária para esse cuidado?

Apenas o médico veterinário responsável por seu gatinho poderá definir a periodicidade ideal para o caso dele. No entanto, recomenda-se que essa escovação seja feita, de modo geral, ao menos 3 vezes por semana.

Isso, é claro, dependerá da personalidade e do estado físico de cada animal. Por isso, agende uma consulta com um veterinário de confiança e converse sobre isso com ele!

Agora que você já sabe como escovar os dentes de gato e conhece a importância desse hábito para a saúde dos pets, o que está esperando? Comece o quanto antes a incluir essa prática na rotina de seu gatinho e observe a melhora em sua qualidade de vida!

Gostou deste artigo? Então, nos siga em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade ou dica! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.

Fique por dentro das novidades