Como escolher a ração do seu pet

A alimentação do seu pet é essencial para que ele tenha boa saúde, garantindo também aumento em sua expectativa de vida. A ração do seu pet deve ter como ingredientes todos os minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos necessários, da mesma forma que nossa alimentação.
Existem tutores de cães e gatos que oferecem comida natural para seus animaizinhos, deixando de lado a ração industrializada. Embora essa seja uma boa opção, desde que seja balanceada e prescrita por um veterinário, na maior parte das vezes não atende todas as necessidades para manter o equilíbrio nutricional, podendo provocar graves problemas de saúde.
A ração do seu pet é produzida através de receita fornecida por um médico veterinário, especializado em nutrição animal e atendendo todas as necessidades nutricionais do organismo dos cães e gatos. Contudo, como acontece com todo e qualquer produto, você pode encontrar rações de baixa qualidade.

No Brasil, o mercado de rações para animais domésticos oferece quatro tipos básicos:

1. Ração econômica

A ração econômica, ou ração comum, é produzida a partir de ingredientes de origem vegetal, tendo baixa qualidade nutricional, embora apresentem maior número de vendas em razão do seu preço mais baixo.
Na ração do seu pet econômica você terá componentes que não são tão bons para os cães e gatos. Se comparada com outros tipos de ração, a econômica é bem inferior às outras que podem ser encontradas no mercado.

2. Ração standard

As campeãs de venda de rações no Brasil são as do tipo standard. A ração do seu pet do tipo standard, mesmo classificada com um tipo de ração intermediária em termos nutricionais e mesmo tendo um preço ainda acessível, não oferece todos os nutrientes que cães e gatos necessitam.
Sendo um pouco melhor do que a ração comum, a ração standard já leva como ingredientes farinha de carne e gordura animal, mas abaixo da quantidade necessária para seu animal de estimação.

3. Ração Premium

A ração do seu pet do tipo Premium oferece uma opção melhor, tanto em relação ao preço como com relação à qualidade. Trata-se de uma ração classificada como de primeira, uma vez que seus ingredientes são de origem totalmente animal, o que faz com que os cães e gatos tenham melhor digestão.
Mesmo sendo considerada de primeira qualidade, a ração do seu pet do tipo Premium ainda possui preço acessível, embora não a todas as camadas da população.

4. Ração Super Premium

A ração do seu pet de melhor qualidade é a do tipo super Premium, com muito maior qualidade nutricional. A ração super Premium é feita a partir de carne bovina, ovina e de aves, oferecendo maior valor de proteínas para os cães e gatos.
Sua digestibilidade também é melhor do que outras rações, reduzindo a quantidade de fezes. Além disso, o tipo super Premium também apresenta opções de rações terapêuticas, indicadas para cães e gatos que apresentam problemas de saúde ou para cães e gatos mais idosos.

Cuidados com a ração do seu pet

Algumas rações trazem suplementos, como ácidos graxos e ômega 3. Para os gatos, principalmente, é preciso combinar a ração dura com os sachês de comida mole, já que seu organismo também precisa disso.
Os gatos, por sua própria natureza, só bebem água corrente e, por isso, seus tutores devem estimular a ingestão de líquidos. Assim, intercalar a ração dura com os sachês vai possibilitar que sua digestão seja melhor.
Os cães se comportam de forma diferente, bebendo muita água e, nesse caso, a ração do seu pet deve ser dura, já que a ração mole pode provocar problemas de obesidade e causar tártaro nos dentes.
Quando for escolher a ração do seu pet, é preciso também levar em consideração a idade do bichinho, fazendo a troca conforme ele vai aumentando seu tempo de vida. Assim, é preciso escolher ração certa para filhotes até um ano, ração de manutenção para cães e gatos em idade adulta e ração especial para pets com mais de sete anos.
Um detalhe que deve ser visto é com relação à troca, que deve ser gradativa. Se o seu pet está acostumado com um tipo de ração, é preciso ir misturando e aumentando a dose da ração mais nova, fazendo com que ele tenha tempo de se adaptar.

Tenha atenção com a embalagem da ração do seu pet

A ração do seu pet não pode ser comprada a granel. O ideal é comprar pacotes fechados, que devem ser mantidos em segurança para não pegar umidade. As embalagens das rações são especiais para manter o sabor, o cheiro e as características nutricionais do produto.

 

Como armazenar a ração do seu pet

Para armazenar a ração do seu pet escolha um local seco, longe de umidade e distante da luz direta solar. Nunca deixe o pacote no piso e não compre pacotes grandes se você tiver um animal de pequeno porte.
Tomando os devidos cuidados, a ração do seu pet vai funcionar como um remédio para todos os problemas. Mas, mesmo assim, sempre tenha atenção com suas fezes, com sua disposição de brincar e com a qualidade dos pelos. A qualquer sinal diferente, não tenha dúvida: leve-o a um veterinário.

Fique por dentro das novidades