Como escolher o pote de ração ideal para o animal de estimação? - docg.

Como escolher o pote de ração ideal para o animal de estimação?

Comprar um pote de ração para seu pet, para que ele faça as refeições nas melhores condições, requer atenção a determinados detalhes importantes. Afinal, apesar de ser algo aparentemente simples, alguns tutores podem ficar na dúvida quanto a certos fatores, como tamanho, material, altura, entre outros.

É importante lembrar que a escolha vai determinar até a quantidade de ração em cada refeição, por isso, é bom caprichar na sua opção para que seu cão ou gato não coma em excesso, por exemplo. Esse cuidado ao escolher o acessório é mais uma demonstração de carinho com seu bichinho de estimação.

Neste post, vamos dar algumas dicas importantes sobre como escolher a vasilha de ração ideal para seu pet. Continue a leitura e confira!

Qual é o melhor tipo de material para o pote de ração?

Existe uma boa variedade de potes de ração no mercado, fabricados com diversos materiais. Vamos conhecer as opções disponíveis e os mais indicados para os nossos amigos peludos?

  • Plástico: tem a vantagem de ser mais barato que os demais. No entanto, a reposição deve ser feita com frequência, já que sua vida útil é menor. Outra questão que deve ser considerada é o fato de alguns bichinhos terem alergia a plástico;
  • Cerâmica: material fácil de lavar e que pode ser encontrado em variados tipos. Contudo, existe um contra, que é o fato de se quebrar com facilidade;
  • Alumínio: é uma opção barata e resistente. O ponto negativo do pote de alumínio é o fato de o material soltar partículas de alumínio que se misturam à água e à comida do seu pet;
  • Aço inoxidável: é a melhor opção para seu peludo. É um material mais caro, mas é durável e bem fácil de lavar.

Qual é o tamanho de pote indicado para cada pet?

O pote de ração para gato ou cachorro deve ser escolhido de acordo com o tamanho de cada um. Se o cão é ainda filhote, você deverá ir aumentando o tamanho do pote conforme ele for crescendo. Não é aconselhável utilizar potes muito grandes, visto que existe uma tendência de encher o pote e com isso o bichinho acaba comendo mais do que devia.

Quanto aos gatos, é importante ressaltar que ele não gosta de encostar os bigodes na vasilha, por isso potes pequenos demais não o agradam. Diferentemente dos cães, os gatos comem pequenas quantidades várias vezes ao dia.

Em relação ao cão, o seu tamanho é que vai permitir ao tutor saber o que ele consumirá por dia. Essa conta deve ser dividida de acordo com o número de vezes que ele come. O veterinário de seu cão o orientará sobre as porções adequadas para raça e a idade de seu pet.

Qual altura o pote de ração deve ter?

Os gatos podem ter suas vasilhas colocadas no chão sem problemas. Já o pote do cão deve ficar a uma altura adequada, o que facilitará a digestão e melhorará a sua postura. Essa opção dará a seu cão um conforto maior nas refeições, sem que ele precise abaixar a cabeça para comer.

O pote do cão deve ficar na altura da cernelha — que se localiza entre os ossos do ombro e a base do pescoço.

Qual é a importância dos comedouros para o pet?

É importante oferecer ao seu cão o máximo de conforto na hora da alimentação. Comedouros suspensos para cães ajudam nesse objetivo. Eles proporcionam uma altura confortável aos animais, além de evitar que bichos entrem na vasilha com facilidade.

Comedouros automáticos também podem ser bastante úteis, já que se você precisar se ausentar por algumas horas saberá que seu cãozinho não ficará com fome. O gato, por sua vez, alimenta-se várias vezes ao dia e, por isso, você pode deixar seu potinho cheio que ele comerá de acordo com as suas necessidades.

Viu como é importante comprar o pote de ração adequado? Lembre-se de optar sempre pela qualidade em detrimento do preço. Seu amigo de quatro patas, seja cão ou gato, merece sempre o melhor, não concorda?

Você gostou deste texto sobre como comprar o melhor pote de ração para seu pet? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber as nossas atualizações por e-mail!

Fique por dentro das novidades