Como dar banho em um filhote de cachorro? Confira! - docg.

Como dar banho em um filhote de cachorro? Confira!

Dar banho em filhote de cachorro gera muitas dúvidas entre os tutores. A principal delas é quanto ao início da higienização, principalmente quando ele ainda não está completamente imunizado — ou seja, quando ainda não tiver completado o primeiro ciclo de vacinação.

Os donos devem ter em mente que os pets podem e devem tomar banho desde a mais tenra idade, pois essa medida os protege contra fungos e outros parasitas. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para evitar complicações. Na verdade, os veterinários orientam que tomem banho desde filhotes para que se habituem cedo a essa rotina.

Neste post, vamos falar sobre como dar banho em seu filhotinho sem causar problemas e traumas. Acompanhe!

Por que dar banho em filhote de cachorro requer cuidados?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a imunidade do cão nessa fase da vida ainda está se fortalecendo. Por isso, é considerada baixa, principalmente se ainda não recebeu todas as vacinas do primeiro ciclo. A imunidade vai sendo adquirida aos poucos.

Outro fator é em relação às mamadas. Recomenda-se muito cuidado com cachorros que ainda estão mamando, tendo em vista que é nessa fase que recebem a imunização da mãe.

A partir de que idade o filhote pode tomar banho sem riscos?

Quando o filhote nasce, tem suas defesas imunológicas ainda muito frágeis. Aos poucos seu organismo vai ganhado imunidade por meio do colostro — substância presente no leite materno nos primeiros dias de vida. Por isso, é prudente não banhar os filhotes nessa fase para, assim, garantir a segurança do animal. Nesse período a fêmea assegura a limpeza da cria.

De acordo com os veterinários, o tutor deve verificar se o pet ainda mama — pois o olfato, que é muito forte em cães, é um fator que faz a mãe reconhecer seu filhote. Se você der banho no filhote pode ocorrer a rejeição. Contudo, se for extremamente necessário, recomenda-se uma higienização sem a utilização de produtos com cheiros fortes.

Vale lembrar que a sujeira em excesso também pode trazer doenças para o pet. Aí é que vai entrar o banho, em que você se cercará de cuidados para assegurar o bem-estar do cãozinho.

Qual o material utilizado para banhar filhote de cachorro?

Para dar um banho em um cão filhote pela primeira vez são necessárias algumas precauções. Você deve, a princípio, reunir todo o material que será utilizado antes de começar a banhar o animal:

  • um recipiente com água morna;
  • pente de borracha macia para cães;
  • shampoo específico para filhote de cachorro;
  • esponja macia;
  • 2 toalhas macias;
  • secador.

Quais os principais cuidados antes e durante a hora do banho?

Alguns cuidados merecem atenção na hora do banho. Confira quais são:

  • prepare o ambiente: antes de começar o banho, prepare um espaço reservado, isto é, evite locais com correntes de ar e muito agitados, pois o animal será exposto a uma nova situação e precisa de tranquilidade;
  • escolha dias quentes: dias mais quentes são ideais para darmos banho em filhotes de cachorro, porque essa medida evitará que sinta frio após ser banhado — o horário também deve ser observado e o ideal é que seja entre 11h e 15h, considerado o período mais quente do dia;
  • fique atento à temperatura da água: a água deve ser morna de acordo com o clima — isso evita uma variação brusca que pode ser prejudicial à saúde do pet;
  • tampe bem o ouvido do filhote com algodão: essa medida impedirá que entre água no ouvido do animal, evitando o surgimento de uma otite, que é bem comum em cães — e não se esqueça de, antes de retirar o algodão, secar bem as orelhas para que a água não penetre nos ouvidos;
  • nunca use shampoos e outros produtos que não sejam específicos para cães filhotes: eles possuem a pele muito sensível e outros produtos podem provocar sérias reações alérgicas;
  • evite dar banhos com muita frequência: o ideal é só banhá-lo quando perceber que está sujo ou de acordo com as recomendações do veterinário;
  • tenha cuidado com banhos no inverno: o ideal é ligar um aquecedor ou dar preferência para o banho a seco.

Qual é o passo a passo do banho em filhote de cachorro?

Para começar, escolha uma altura de água confortável para o pet, para evitar estresse e a sensação de afogamento, visto que essa situação é nova para ele. Em seguida, siga os passos a seguir:

1. Molhe todo o animal

Com a ajuda de uma esponja, molhe todo o corpo do animal suavemente, evitando a cabeça. Durante essa primeira fase, brinque com o filhote para descontraí-lo o máximo possível e para que essa primeira experiência seja positiva para ele.

Se for viável, leve um brinquedinho, do qual ele goste muito, para tentar diverti-lo e tornar esse momento agradável.

2. Espalhe o shampoo

Quando já estiver todo molhado, espalhe bem o shampoo com a ajuda de uma esponja macia e do pente de borracha. Procure esfregar suavemente todo o cãozinho, sempre brincando com ele com uma voz bem tranquila, para evitar assustá-lo. Lembre-se sempre de escolher produtos para filhotes.

3. Enxágue-o bem

Assim que terminar, enxágue bem o pet cuidando para que não fique nenhum resíduo de shampoo, evitando, dessa forma, alergias. Se possível, transfira-o para outro balde com água limpa, para se certificar de que esteja totalmente sem shampoo.

4. Seque totalmente o pet

Para secá-lo, utilize duas toalhas. Com a primeira você retirará todo o excesso de água e o deixará quase seco. Com a segunda você tentará deixá-lo ainda mais seco. Por fim, utilize — se possível — o secador na potência mais baixa, para que ele não se assuste com o barulho e crie um trauma em relação ao banho. É bem comum que os animais tenham medo do ruído dos secadores, pois alguns são bem barulhentos e podem atrapalhar.

Siga nossas dicas de como dar banho em filhote de cachorro e garanta a saúde e o bem-estar de seu pet. São apenas alguns cuidados e medidas simples que asseguram bons resultados. Afinal, não são nossos grandes amigos? Então merecem muito carinho e dedicação!

Você gostou deste post? Então continue com a visita em nosso blog e leia também o artigo “Banho a seco para cachorro: entenda como ele pode ajudar.” Estamos sempre produzindo conteúdos relevantes para nossos leitores!

Fique por dentro das novidades