Como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo? Aprenda! - docg.

Como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo? Aprenda!

Os felinos já sabem desde pequenos o lugar correto onde devem fazer suas necessidades. Ao avistarem a caixa de areia já sabem instintivamente que lá é o local adequado. No entanto, em alguns casos podem ocorrer problemas e eles passarem a fazer em locais inapropriados. Mas como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo?

Os felinos são diferentes de cães que atendem mais facilmente aos comandos, mas isso não quer dizer que eles não aprendam alguns ensinamentos — são bichinhos extremamente inteligentes. Talvez o adestramento com um profissional seja uma última alternativa depois das sugestões que daremos a você.

Então, se você estiver com esse problema com seu bichano, continue a leitura e siga nossas dicas. Se elas não resolverem, só então, talvez seja o caso de pedir ajuda a um profissional. Vamos lá?

Limpe o local em que o gato fez as necessidades

Se seu gato fizer xixi em algum local que não seja a caixa de areia, limpe muito bem imediatamente. Alguns felinos têm o hábito de ao sentirem o cheiro de seu xixi voltem a fazer naquele mesmo local para demarcar território — principalmente se houver mais bichanos na residência. Por isso, higienizar o local logo que você tenha percebido essa ação é muito importante para que ele não sinta o odor e isso não se torne um hábito.

Uma boa dica é deixar alguns vestígios do cheiro do xixi na caixa de areia, pois ele sentirá e saberá que lá é o local correto. Mas não exagere, após perceber que o gato já se acostumou mantenha a caixinha sempre limpa, pois os bichanos são animais muito caprichosos e gostam de fazer suas necessidades em locais limpos. Portanto, limpe a caixa de areia, pelo menos, duas vezes diariamente.

Castre seu gato

Os felinos são animais territorialistas, por isso castrá-los é essencial para que eles não passem a demarcar a casa toda, principalmente se houver mais bichanos na sua residência. Além disso, evitará que seu gato queira ir para a rua para “namorar”. Essa prática pode levá-lo a contrair doenças, entre outros perigos.

Mantenha a caixa de areia no lugar certo e opte pelo modelo adequado

Deixe a caixa de areia sempre limpa e no lugar adequado. Gatos gostam de privacidade ao fazerem suas necessidades fisiológicas. Por isso, evite deixar a caixa ou as caixas de areia (dependendo do número de felinos que você tenha) em locais muito agitados da casa. Isso pode fazer com que ele busque um local mais tranquilo.

Além disso, existem vários tipos de caixas, inclusive algumas são cobertas e permitem uma total privacidade. Cabe ao tutor testá-las para saber qual é a melhor opção para o seu bichano.

Imponha limites

Evite deixar o gato entrar na casa, até que ele aprenda a fazer suas necessidades no local certo. Por exemplo, delimite que ele fique apenas na área de serviço. Quando perceber que se tornou um hábito ele fazer xixi na caixinha de areia, libere-o para circular pela casa. Assim fica mais fácil treinar seu bichinho.

Tenha mais de uma caixa de areia

Coloque-as em pontos estratégicos da casa, assim se ele estiver longe de um local buscará o outro mais próximo. Isso evitará que não dê tempo que ele chegue ao local e faça no lugar que lhe for mais conveniente — como no seu tapete.

Contrate um profissional para lhe ensinar como adestrar um gato a fazer xixi no local certo

Por fim, após todas essas nossas dicas, ainda assim seu felino persistir em fazer em locais diferentes, contrate um profissional para ajudar. Eles possuem métodos de adestramento que podem contribuir para que o problema seja resolvido.

Como você pôde conferir, existem meios de como adestrar um gato a fazer xixi no lugar certo. Mas fica um alerta: animais com problemas urinários costumam fazê-lo em locais inadequados. Se seu gato faz xixi borrifando ou em pé, leve-o ao veterinário, pois esse é um dos sinais da doença.

Gostou deste post? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também solucionar o problema!

Fique por dentro das novidades