5 cuidados que você precisa ter com cachorros com pelos curtos
5 cuidados que você precisa ter com cachorros com pelos curtos

5 cuidados que você precisa ter com cachorros com pelos curtos

Você sabia que, tal como os de pelo longo, cachorros com pelos curtos também merecem cuidados especiais? No geral, os tutores se preocupam mais com os animais de pelagem maior, uma vez que popularmente são conhecidos por exigirem mais atenção dos seus donos nesse aspecto.

Porém, é preciso sim ter cuidados com os animais com pelos curtos, já que eles também podem ter problemas com quedas e necessitam de atenção para conseguirem fios mais saudáveis, brilhantes e macios. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e fique por dentro!

Quais são as raças mais comuns de cachorros com pelos curtos?

Algumas raças de pelo curto são muito comuns e adorada pelos tutores brasileiros. Entre as principais encontradas por aqui estão:

  • Vira lata ou sem raça definida;
  • Pinscher;
  • Dobermann;
  • Terrier Brasileiro;
  • American Pit Bull Terrier;
  • Fila Brasileiro;
  • Dogue Alemão;
  • Fox Paulistinha;
  • Beagle;
  • Basset Hound;
  • Bulldog;
  • Labrador;
  • Pug;
  • Pastor Alemão;
  • Dachshound.

Por que ter cuidados com os pelos dos cães?

Em primeiro lugar, os cuidados com os pelos dos cães, independentemente do seu comprimento, auxiliam em uma melhor higiene dos animais. Afinal, quando isso ocorre, a limpeza da pele deles também estará garantida, evitando dermatites que possam prejudicar a saúde do seu pet. Além disso, um dos principais problemas de quem tem animais em casa é a preocupação com pelos espalhados nos ambientes.

Quando os cuidados estão em dia, principalmente sobre escovação, a tendência é uma diminuição da queda dos pelos. Com isso, você consegue manter sua casa melhor higienizada. Outro ponto positivo é que cuidar bem do pelo do seu cachorro também auxilia para que ele se mantenha cheiroso por mais tempo, sem aquele odor desagradável de “cão molhado”.

Quais são os 5 principais cuidados que você deve ter com cachorros com pelos curtos?

Para que os benefícios que citamos acima sejam alcançados, você deve zelar pelos cuidados adequados com os pelos do seu cachorro. Confira os 5 principais que você deve ter e mantenha seu melhor amigo feliz.

1. Use as ferramentas certas para a escovação

Para que a escovação seja feita corretamente, é essencial que você escolha o material correto para o procedimento. Sempre faça com uma escova própria para cachorros, que respeite as peculiaridades tanto do pelo quanto da pele do animal. Assim, evita-se machucados e problemas de pele.

2. Faça a escovação regularmente

A escovação deve ser feita regularmente — de preferência, pelo menos, uma vez por semana nos animais de pelo curto. Isso é importante para manter a pele oxigenada, bem como para retirar possíveis sujeiras do dia a dia que estejam sobre ela. Também auxilia a diminuir a quantidade de pelos que caem constantemente, mantendo a limpeza da sua casa em dia.

3. Não use escovas com dentes metálicos

As escovas com dentes metálicos não são muito recomendadas para os cães, principalmente para a manutenção da qualidade dos pelos. Isso porque elas fazem com que os fios quebrem, além de aumentar a oleosidade do pelo e da pele do cachorro no longo prazo.

4. Utilize shampoos e condicionadores adequados

Os cuidados com os pelos também passam pelo momento do banho. Usar shampoos e condicionadores adequados é essencial para manter o brilho e a maciez dos fios. Além do mais indicado para o tamanho da pelagem (pelos curtos), é relevante escolher entre aqueles que são recomendados para a cor do animal. É o caso, por exemplo, dos shampoos e condicionadores dedicados para pelos escuros. Aproveite e faça também um mimo com perfumes e hidratantes.

5. Observe mudanças nos pelos dos cães

As mudanças ocorridas nos pelos dos cães podem ser um indicativo de problemas no longo prazo. Por exemplo, quedas excessivas, pelos mais ressecados (ou extremamente oleosos), falhas na pelagem, entre outros, podem indicar problemas de saúde, desde dermatites (como a sarna) até deficiências nutricionais. Por isso, é essencial acompanhar diariamente como está a saúde de cachorros com pelos curtos.

Como falamos, o uso dos produtos certos garante a qualidade dos pelos do seu pet. Conheça os itens da docg., que têm como propósito oferecer a expressão da sua essência mais verdadeira para cada animal. Entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos!

Fique por dentro das novidades