Tipos de pelagem de cães e gatos - docg.

Tipos de pelagem de cães e gatos

Se você já parou para observar cães e gatos deve ter reparado que, além das características de raça como tamanho e traços, os bichinhos também diferem no tipo da pelagem. Por mais que seja possível realizar tosas e penteados a pelagem dos animais é única e os acompanha como característica para a vida toda. Sabendo qual o tipo de pelo do seu pet você pode escolher tratamentos e cuidados adequados para que ele fique ainda mais saudável e lindão.

Quer conhecer um pouco mais? Vamos lá, começando pelos cães.

Cachorros:

– Pelo curto

Como o próprio nome diz, os cães de pelo curto possuem a pelagem mais baixa, geralmente fina e que deve ser escovada com frequência, mas com cuidado. Usar materiais como rasqueadeiras sem o devido preparo em animais deste tipo de pelagem pode feri-lo, tanto pelo pelo estar muito próximo da pele, quanto por esta ser mais sensível por estar mais exposta. Os cães de pelo curto costumam sentir um pouco mais o impacto de altas e baixas temperaturas e não devem ficar expostos ao sol por muito tempo para evitar queimaduras na pele, especialmente se a pelagem for clara. Pugs, Chihuahuas e Bulldogs Fracês são alguns exemplos de pelo curto.

– Pelo longo

Os cães de pelo longo apresentam uma pelagem longa, com caimento. Geralmente os pelos são ligeiramente finos, mas aparecem em grandes quantidades. É um tipo de pelagem apta a formar nós e embaraçar, portanto o cuidado e a escovação devem ser frequentes. Outra precaução que deve ser tomada é com o tamanho dos pelos, ao alcançarem certa altura podem dificultar a caminhada ou a visão do cão, neste caso devem ser aparados. São cães de pelos longos: Lhasa Apso, Shi Tzu, etc.

– Pelo encaracolado

Os pelos encaracolados são longos, mas não aparentam tanto tamanho por possuírem a curvatura. Não apresentam muita queda e podem ser aparados de tempos em tempos para que se renovem e renasçam com mais saúde. Importante salientar que antes de qualquer tosa mais ousada é bom testar a lâmina em uma pequena porção da pele do cão para se certificar de que ele não possui nenhum tipo de alergia. Um conhecido exemplo deste tipo de pelagem é o Poodle.

– Pelagem dupla

Cães com esta pelagem geralmente por cima possuem um pelo de aspecto levemente duro e por baixo mais macio, ainda que grosso. A dupla pelagem acontece para proteger o cachorro de temperaturas extremas, é encontrado, por exemplo, em raças vindas de regiões frias como os Huskys Siberianos e os Pastores Alemães.

– Pelo longo e curto

Sim, um cão só pode apresentar dois tipos de pelagem, como é o caso de Goldens Retriever. Na região do rosto e cabeça o pelo é mais curto, no corpo mais longo e misto nas pernas. Os cuidados tomados devem ser os mesmos de uma pelagem longa, escovando com mais cuidados nas regiões curtas.

Gatos:

A pelagem dos gatos se divide por tipo e cor.

– Escamas

São os gatos pretos e alaranjados, onde as cores se dividem por todo o corpo do animal.

– Sólido

Este tipo de pelagem possui uma única cor, sem variar em parte alguma do corpo.

– Tabby

Os Tabbys são gatos listrados e com manchas distribuídas pelo corpo. A categoria se divide conforme a marcação e o tipo das listras vistas no animal.

– Branco

Diferente do que se acredita, os gatos brancos não estão na categoria “sólido”. Aqui o branco não é uma cor e sim a falta dela. Gatos considerados brancos de fato possuem olhos azuis, cobres ou, em casos mais raros, um de cada cor.

– Golden

Os gatos golden possuem pelagem dourada. Tons dourados mais escuros ou claros podem dividir espaço no corpo do animal.

– Frajola

Os queridos frajolinhas são parecidos com o animal de desenho animado que dá nome ao tipo. São pretos e brancos e costumam ter o rostinho manchado pelas duas cores.

Estes são apenas alguns dos exemplos. Cada animalzinho é único e lindo do seu jeito. Em qual categoria se encaixa o seu?

Fique por dentro das novidades