Saiba quais são os cosméticos para animais que são essenciais!

Pesquisas recentes do IBGE apontam que mais de 50 milhões de cachorros e 20 milhões de gatos moram em lares brasileiros. Esse número elevado de bichinhos de estimação impacta no mercado, especialmente quando se trata do ramo de cosméticos para animais. O Brasil já é o terceiro país no mundo em compradores de produtos e serviços para pets.

Os tutores não hesitam quando o assunto é investir nos amigos de quatro patas. Em média, um dono de cachorro costuma gastar 300 reais por mês com o seu peludo, enquanto um responsável por um gato investe aproximadamente 120 reais mensalmente no bichano. Todo esse esforço para garantir o bem-estar dos companheiros é um dos motivos para você investir no segmento.

Assim, separamos oito produtos de beleza e higiene para pets, mesmo que novidades surjam a cada dia. Vamos descobrir quais são eles? Confira o texto!

Hidratante para as patinhas

A pele que recobre as patinhas do animal é uma região que sofre muito contato com o meio externo, bem como com as variações de textura e temperatura do chão. Inúmeras vezes, os donos não percebem que, ao levar o pet para um passeio numa tarde quente, a pele do bichinho fica exposta e pode desidratar, ressecando e se tornando rígida.

Portanto, esse local tão sensível merece e necessita de cuidados para ficar sempre macio, o que evita rachaduras que podem incomodar o cachorro (ou gato). O uso de hidratantes próprios para animais, com substâncias como o pantenol, são fundamentais para garantir patinhas hidratadas e prontas para o próximo passeio!

Perfume

Um animal de estimação perfumado é uma das melhores experiências que o dono pode ter, principalmente após uma ida ao pet shop para o banho semanal.

Com uma variedade gigantesca de essências, o tutor pode escolher variar ou manter o mesmo perfume como uma característica marcante do seu animal. Além disso, algumas marcas investem em peso em seus perfumes e oferecem essências suíças para o bichinho ter muito luxo e estilo!

Dependendo do produto escolhido, a fixação do perfume pode ser maior ou menor. Ou seja, se a marca possuir uma qualidade elevada e maiores concentrações de fixador, o cheirinho permanece por mais tempo.

Protetor solar para pet

O fato de os raios solares provocarem danos à pele, como manchas e até câncer, já é uma informação bastante difundida pela medicina. Por esse motivo, fazer sempre a prevenção do bichinho com o uso de protetor solar diário de, no mínimo, fator 15, é a medida ideal para evitar esses problemas tão graves.

Portanto, um dono nunca deve sair de casa sem utilizar protetor solar no seu pet, principalmente nas regiões das orelhas e da face. Assim, se evita também o período de maior incidência de sol, que vai das 10h às 15h.

Caso você habite uma região litorânea ou o animal tenha a pelagem mais clara, os cuidados devem ser redobrados, utilizando um produto com fator de proteção maior.

Banho a seco

Todos os donos passam por momentos em que seu pet está sujo, mas o banho convencional não é possível, devido à falta de tempo, ao frio ou a outras situações.

Assim, ter sempre um banho a seco em mãos é uma carta na manga para disfarçar a sujeira e mau odor do bichinho. Apesar de ser um produto muito prático, essa é apenas uma forma de remediar, já que não substitui o molhado, com todos os produtos e cuidados rotineiros.

Esmaltes

No mundo dos pets, chamar atenção está com tudo! Por isso, muitos tutores (principalmente as tutoras) adoram a ideia de ter as unhas dos seus animais de estimação pintadas.

Os esmaltes são um dos cosméticos para animais mais fashion encontrados no mercado. Com diversas opções de cores, o bichinho será o centro das atenções ao exibir unhas coloridas!

Pasta de dente

Os problemas bucais não atingem apenas os seres humanos, não! Todo bichinho pode sofrer desse mal, que provoca muito incômodo e até dor, refletindo em um comportamento cabisbaixo, estressado e até agressivo do pet.

Entre as principais doenças bucais que atingem os animais de estimação, estão:

  • Placa dentária bacteriana: este problema ocorre devido ao acúmulo de restos alimentares e pode ficar ainda mais sério se evoluir para as terríveis cáries, podendo danificar a estrutura dentária do bichinho e até provocar a perda de alguns dentes;
  • Halitose: todo alimento consumido deixa resíduos na boca, os quais são um prato cheio para as bactérias que habitam o local. Assim, os próprios resíduos e os produtos de degradação gerados pelas bactérias deixam um odor desagradável na boca do animal.

A pasta dental é um ótimo investimento para evitar esses problemas tão desagradáveis e que podem evoluir para complicações maiores. Com uma formulação desenvolvida especialmente para os animais, podendo inclusive ser engolida sem provocar nenhum contratempo estomacal, as pastas são indispensáveis para a saúde oral e geral canina e felina.

Shampoo

Apesar desse produto ser básico e muito conhecido, ele entra no post porque é muito importante. Optar por um shampoo de qualidade, não irritante e com substâncias calmantes é necessário para que, além de limpo e com pelos cheirosos e brilhosos, o pet permaneça sem alergias e feridas na pele.

Portanto, escolher uma marca confiável e com componentes adequados para a pele do animal, que pode ser ressecada, oleosa ou descamada, deve ser um dos pontos a se atentar ao escolher esse produto.

Condicionador

Assim como o shampoo, o condicionador é um produto usado rotineiramente e bem conhecido pelos consumidores. Garantindo a maciez principalmente para os pelos mais longos, combinados com o shampoo, são diversos os aromas a serem experimentados, além de linhas especiais para dar vida aos mais diversos tipos e cores de pelos.

Todo tutor concorda que ter um pet em casa é tudo de bom, não é mesmo? Ainda mais quando eles estão limpinhos e cheirosos, prontos para receber carinho. Muitas vezes tratados como membros da família, em uma relação como a de pai e filho, eles merece atenção especial.

Visto o crescimento exponencial desse mercado, investir no segmento desse tipo de produtos para pets é um negócio promissor. Se você está pensando em apostar no ramo, agora é a hora!

Gostou do nosso artigo sobre cosméticos para animais? Então certamente você vai se interessar sobre os diferentes tipos de pelagem de cães e gatos!

Fique por dentro das novidades