suplementação para cachorro

Já ouviu falar em suplementação para cachorro? Entenda aqui!

Oferecer ao cão uma alimentação completa e de qualidade é o primeiro passo para garantir que ele se mantenha forte e saudável. Mas, às vezes, por mais que o animal tenha acesso a refeições corretas e balanceadas, podem faltar determinados nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo. É nessa hora que entra em cena a suplementação para cachorro.

Os suplementos alimentares são armas poderosas para a saúde dos cães, e são usados para complementar a comida de todo o dia, fortalecendo ainda mais os pets quando eles precisam. Existem no mercado diversas marcas e tipos, que cabe ao veterinário a decisão de quando lançar mão desse recurso, e qual suplementação oferecer ao nosso amigo de quatro patas, tendo como base, os exames adequados.

Se você ainda não conhece a suplementação para cachorro, confira abaixo mais informações sobre essa novidade do mundo pet para entender quando usar e como tirar o máximo proveito desses produtos.

O que é suplementação para cachorro?

Os suplementos para cães são produtos desenvolvidos especialmente para auxiliar a saúde desses animais de estimação. Eles proporcionam um complemento de nutrientes, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, cálcio e fósforo, e podem ser adicionados à rotina do pet de maneiras variadas.

Cada produto disponível no mercado é composto por um conjunto diferente de substâncias, que vão atuar em áreas específicas do corpo do cão, e são direcionadas para necessidades especiais.

Os suplementos para cachorros são vendidos em pet shops e lojas especializadas, e podem vir em comprimidos, cápsulas, tabletes ou mesmo de forma líquida. Alguns petiscos e bifinhos também podem trazer nutrientes a mais, como vitaminas, ômega 3 e antioxidantes.

Quando a suplementação é necessária?

Os suplementos para cães são indicados pelos veterinários principalmente em casos em que o pet apresenta alguma deficiência em sua saúde, como problemas nutricionais. Isso pode acontecer por causas diversas.

A falta de algum nutriente no organismo do cachorro pode surgir em decorrência de alguma doença, como anemia ou lesões musculares ou ósseas. A suplementação também é indicada para cães após uma cirurgia, para auxiliar na recuperação.

O complemento à alimentação pode ainda ser indicado para cães idosos e fêmeas que estejam em gestação ou logo após o nascimento da ninhada, para fortalecer o seu organismo, estimular a produção de leite e fornecer substâncias importantes para o desenvolvimento dos filhotes.

Além disso, é utilizada para aumentar a energia e garantir a saúde de cães que, por algum motivo, façam muita atividade física, e também para fornecer mais nutrientes para animais que seguem uma alimentação natural, feita em casa.

Quais são os tipos de suplementos?

Os suplementos mais comuns para incrementar os cuidados com os cães miram especialmente nas articulações, no sistema imunológico e nos pelos desses animais.

A suplementação para as articulações é mais utilizada em cães de grande porte ou obesos. Esses pets costumam desenvolver mais problemas por consequência de seu peso, e mesmo rações de qualidade e bem balanceadas, às vezes, não conseguem suprir todos os nutrientes necessários. Esses produtos têm substâncias que vão atuar diretamente nas articulações, melhorando a qualidade de vida do cão.

Para reforçar o sistema imunológico, são indicados os suplementos com uma dose maior de vitaminas e minerais, que ajudarão o organismo a se proteger de doenças, como o câncer e combater outras enfermidades. Esses complementos são recomendados para pets com depressão, estresse ou outros problemas psicológicos, que abalam sua imunidade, ou animais que já estejam em tratamento para doenças graves.

Outra situação em que o uso de suplementação traz bons resultados é quando o cão está com pelos secos e sem brilho, ou com queda acima do normal. Nesses casos, a melhor opção é o composto vitamínico mineral, com substâncias como vitamina B, complexo de biotina, e minerais como o zinco. Esses produtos melhoram a aparência e a saúde dos pelos e podem controlar a queda.

As substâncias ômega 3 e 6 são também suplementos que interferem positivamente na pelagem dos cães. Elas podem ser ingeridas em cápsulas, pelo óleo de bacalhau, salmão ou, em menor quantidade, pelo consumo de azeite de oliva e óleo de girassol.

Posso oferecer suplementação natural?

A complementação da alimentação do seu pet pode também ser feita com produtos naturais. Dependendo do problema apresentado pelo seu companheiro de quatro patas, e sempre respeitando as recomendações do veterinário, é possível incrementar a saúde do cachorro introduzindo iguarias que já temos em casa, para que elas, combinadas à ração ou comida de qualidade, forneçam tudo o que o pet necessita.

Além dos óleos e peixes, já indicados como boas fontes de ômega 3 e 6, outros itens do nosso dia a dia também trazem vantagens para os cães. Proteínas de origem animal podem ser benéficas para a saúde do cachorro, como o fígado e ovos, que, além de serem alimentos ricos em proteína, também carregam muitas vitaminas e minerais. Carne de frango e de boi também são opções adequadas para aumentar o consumo de proteína pelos pets.

Iogurte natural e sem açúcar, coalhada ou kefir podem ser oferecidos aos cães por suas propriedades probióticas, que irão atuar no sistema digestivo e no bom funcionamento do intestino.

Para o sistema imunológico, aposte no alho! Uma pequena quantidade semanal desse alimento fortalece o organismo, funciona como vermífugo natural e ainda interfere nos índices de colesterol e açúcar no sangue, combatendo os excessos.

Já a gelatina sem sabor e sem açúcar surge como uma arma caseira contra problemas ortopédicos, já que age diretamente nas articulações. Ela pode ajudar cães com problemas como artrose, artrite e displasia coxofemoral.

A suplementação para cachorro é capaz de melhorar a vida de muitos cãezinhos, fortalecer seu organismo e prolongar sua vida. Mas é importante frisar que o uso desses produtos em excesso ou de forma errada pode acabar prejudicando a saúde do seu companheiro. Por isso, sempre consulte um veterinário de confiança antes de introduzir qualquer novo item na alimentação do seu pet.

Quer mais informações sobre produtos para a saúde e o bem-estar de seu cão? Entre em contato conosco!

  • Neusa Regina

    Preciso de mais informações sobre os suplementos, gostaria de receber a composição deles

    • Nayran

      Olá Neusa, tudo bem? A composição dos suplementos dependem muito do fabricante, mas temos a nossa linha que possui 3 suplementos, um deles contém ômega 3 e 6 para fortificar os pelos, temos outro que possui mais de 50 vitaminas, minerais e aminoácidos, e outro que possui vitaminas, probióticos e prebióticos indicado para os cães idosos (+7 anos).

Fique por dentro das novidades