Gerenciamento de tempo ajuda a separar vida profissional e pessoal: entenda! - docg.

Gerenciamento de tempo ajuda a separar vida profissional e pessoal: entenda!

Muitas vezes, a rotina estressante não permite o investimento em atividades que sejam mais prazerosas do que simplesmente acordar, trabalhar e dormir.

Diante de tantas demandas profissionais, também é bastante comum não encontrar tempo para se dedicar aos cuidados consigo mesma, a um esporte ou um hobby, e até mesmo à própria família e aos amigos. Esse cenário pode ser desanimador e talvez seja difícil imaginar soluções para modificar as coisas a curto prazo.

Contudo, pequenas ações envolvendo um bom gerenciamento de tempo poderão ser extremamente úteis para ajudar você a separar os âmbitos profissional e pessoal — e ainda ter mais qualidade de vida! Leia o post e descubra como fazer isso!

Otimize o tempo de trabalho

O tempo no trabalho precisa ser administrado com sabedoria, de forma que possa ser o mais produtivo possível, dentro do horário estabelecido na jornada profissional.

Uma maneira de controlar melhor as atividades e, consequentemente, otimizar tanto o tempo quanto o próprio trabalho em si, é por meio de uma agenda atualizada, com rigoroso controle dos compromissos de cada dia.

Administrando os compromissos e as tarefas que serão desempenhadas, será possível estabelecer quais ações podem ser delegadas e quais merecem dedicação pessoal e exclusiva.

Faça uma lista de prioridades no trabalho

É preciso, ainda, que sejam estabelecidas prioridades, isto é, na listagem dos compromissos diários, as tarefas devem ser organizadas por ordem de importância, de modo que as mais relevantes sejam executadas em primeiro lugar.

É importante que a lista de prioridades seja montada com a indicação de prazos, para que os afazeres sejam cumpridos atendendo a esses critérios.

Desligue-se completamente do trabalho enquanto estiver fora do expediente

Faz parte de um bom gerenciamento do tempo se desligar completamente do trabalho ao sair do escritório. Adotar essa atitude pode ser um verdadeiro desafio, porém, por meio de pequenas ações, será possível implementá-las com sucesso.

Duas das principais medidas que devem ser adotadas são: evitar monitorar e-mails e checar mensagens do trabalho e restringir as ligações profissionais.

Se você ficar conectado ao trabalho mesmo quando estiver fora do expediente, nunca conseguirá relaxar completamente e interagir com a família e com os amigos, de modo satisfatório. Portanto, é preciso ser firme e evitar atitudes como essas que mencionamos.

Valorize os momentos em família

Para valorizar o tempo com sua família, experimente planejar esses encontros com alguma antecedência. Marque na agenda, com dia e hora para realizar atividades com seus familiares, e faça desse compromisso um momento valioso.

Uma boa dica é levar um filhote de cachorro ou gato para casa, para obrigar-se a cuidar dos bichinhos junto com seus familiares. Eles trarão mais alegria e diversão para todos os envolvidos!

Programe desde viagens de fim de semana, para ficar realmente desconectada, até almoços em restaurantes e passeios com o pet. Procure não olhar o celular e desfrute plenamente do momento presente.

Verbalize a felicidade e gratidão por estar reunida com pessoas queridas nessas situações  isso reforçará ainda mais a sua atitude e estreitará os laços com seus entes queridos.

Aprenda a separar a vida profissional da pessoal

Nem tudo são flores e pode ser que seja difícil manter um ritmo saudável, com perfeito equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Para garantir que os efeitos dessa decisão serão duradouros, seja disciplinada, exija-se cumprir o que foi planejado, mesmo que o cansaço ou telefonemas profissionais tentem impedi-la.

Nesse sentido, é fundamental aprender a dizer “não”, para manter um limite saudável na relação com seus superiores e também para ter condições de investir em uma rotina mais proveitosa que, a longo prazo, resultará em inúmeros benefícios.

Agora que você já sabe como o gerenciamento de tempo ajuda a separa a vida profissional da vida pessoal, comente nesse post o que achou de nossas dicas, suas dúvidas ou mesmo sugestões para mais práticas nesse sentido!

Fique por dentro das novidades