Entenda o mercado de venda direta de produtos pet

Na hora de escolher um produto, há várias opções, como adquirir na loja física ou online. Contudo, também há a possibilidade de comprar um item diretamente de outra pessoa, como por meio de catálogo ou kits prontos. A essa modalidade é dada o nome de venda direta.

Com um crescimento de 7% em 2017, por sua vez, o mercado pet se destaca pelo desenvolvimento no mercado brasileiro. Ao unir os dois caminhos, surge a alternativa da venda direta de produtos pet.

Essa é uma possibilidade ainda pouco explorada, mas muito vantajosa e ideal para quem busca renda extra. Portanto, vale a pena entender melhor a alternativa para aproveitar suas vantagens.

A seguir, veja tudo sobre a venda direta de produtos pet e entenda como ela pode te beneficiar.

Afinal, como funciona o sistema de vendas diretas?

Quando alguém decide comprar ou vender de um jeito direto, não há intermediários nesse processo. Ou seja, quem vende não é o vendedor de uma loja, bem como o cliente não adquire em um varejo, seja ele físico ou não.

O relacionamento é direto — é daí que surge o nome — e o contato serve para cumprir exigências pontuais. O cliente fica satisfeito, principalmente, porque o processo é mais que uma aquisição. Há uma consultoria de vendas, de modo a visualizar e atender necessidades específicas.

Para o vendedor, há vantagens destacáveis. Em primeiro lugar, há a possibilidade escalável de ganhos, já que o faturamento depende de quanto é vendido. Quanto mais o consultor autônomo trabalha, maiores são os ganhos.

Além disso, a liberdade é um ponto importante. Não existe expediente, chefe ou local de trabalho. É possível atuar nos horários definidos por você, da maneira que fizer sentido para a sua realidade. Com isso, será viável ganhar dinheiro com bastante flexibilidade, o que traz certamente ótimos resultados.

Quais são as principais formas de venda?

Apesar de a venda ser feita entre o consumidor e o consultor, ela não acontece de uma só maneira — inclusive na venda direta de produtos pet.

Há diversas oportunidades e as principais maneiras incluem:

Sistema porta a porta

Uma das alternativas que ainda é bastante usada consiste no deslocamento de quem vende até a casa de quem compra. Nessa situação, os contatos podem ou não ser previamente conhecidos.

Esse modelo funciona melhor quando o consultor já tem um kit com produtos mais vendidos à pronta entrega. Há como demonstrar, criar experiências e, a partir daí, conquistar a conversão do interlocutor.

Quando essa alternativa é utilizada com pessoas já conhecidas, como em reuniões com clientes da base, a possibilidade de ganhos fica ainda maior.

Venda por catálogo

Contudo, nem sempre é viável ter um estoque que acompanha o volume de pedidos. Especialmente entre quem vende muito ou quem está começando agora, é oportuno pensar na venda “à distância”.

A melhor maneira de atuar, nesse cenário, é por meio de catálogos. As pessoas podem conhecer os produtos da coleção nova e escolher o que desejam comprar.

Após um pequeno período de espera, recebem os itens e realizam o pagamento. No Brasil, é uma modalidade famosa e bastante consagrada.

Contato virtual

A internet já faz parte da realidade da vida das pessoas, inclusive na hora da compra. Para obter melhores resultados, a venda direta também pode se valer desse caminho.

Ao utilizar o contato nas redes sociais e no WhatsApp, por exemplo, é possível divulgar itens e promoções e atrair novas pessoas.

Nessa modalidade, os pedidos podem ser feitos online e são entregues pessoalmente em momento posterior, o que traz máxima conveniência.

Parcerias comerciais

Para quem busca mais profissionalização e uma atuação ainda melhor, é interessante pensar nas parcerias comerciais.

É viável, por exemplo, revender para uma loja e consolidar um ótimo desempenho. Também é uma alternativa fazer parceria com empreendimentos, de modo a obter o melhor resultado.

No caso de venda direta de produtos pet, podem-se estabelecer ótimas parcerias com as clínicas veterinárias, de banho e tosa e ainda com lojas de artigos específicos do setor.

Inclusive, é uma possibilidade que pode estar associada a várias outras. Não é preciso escolher apenas um tipo, de modo que a sua atuação se torne ainda mais eficiente.

Como aproveitar a venda direta de produtos pet?

Como visto, o mercado pet está em expansão no Brasil. Para aproveitar a onda, vale a pena pensar em realizar vendas desses itens. Essa é uma alternativa válida porque ajuda a garantir uma renda extra e, principalmente, satisfação em trabalhar com o que se gosta.

Ao decidir entrar no ramo de venda direta de produtos pet, o primeiro passo é encontrar uma empresa especialista nessa área. Não basta que o empreendimento tenha bons elementos, pois também é preciso que o modelo de negócio seja condizente com tal abordagem.

Isso garantirá itens com um bom custo de aquisição inicial, excelente margem de lucro e poder de crescimento. Graças a essas características, é possível se destacar e conseguir um desempenho cada vez melhor.

Além disso, é importante se planejar para a etapa. Pense qual forma de venda (ou qual conjunto delas) faz sentido para você e sua realidade. É interessante pensar nos seus contatos e nas pessoas que poderão ser trazidas.

A venda por catálogo é ideal para conseguir pedidos no seu ambiente de trabalho, por exemplo. Enquanto isso, a modalidade porta a porta funciona bem para feriados e finais de semana.

Não deixe de conhecer os produtos que serão oferecidos. Se possível, compre alguns para testar em seus bichinhos e entender como eles funcionam. Além de isso oferecer a segurança de saber o que está sendo vendido, é uma forma de encantar mais facilmente os clientes. Por transmitir confiança e segurança, as conversões acontecem com maior rapidez.

Quanto mais clientes você conseguir atrair, melhor será a sua remuneração sobre as vendas do catálogo. Além de tudo, é um jeito de fortalecer a atividade e garantir um desempenho verdadeiramente escalável.

Ao seguir essas dicas, será viável começar a venda direta de produtos pet. Como resultado, é possível complementar a renda, ter liberdade e, principalmente, atuar com algo que gosta!

E você, quer entrar para esse ramo? Conheça o modelo de negócios da Docg e descubra o que temos a lhe oferecer!

Fique por dentro das novidades