Brincadeiras para fazer com seu cachorro

Cachorros adoram brincar, todo mundo sabe disso. Com essa característica toda própria, você pode inventar um monte de brincadeiras para fazer com seu cachorro e não importa nem idade nem tamanho.
O cão sempre fica mais feliz e mais estável quando o dono faz brincadeiras com ele.
Basta apenas tomar alguns cuidados, com brincadeiras para fazer com seu cachorro que não o machuquem e que não o provoquem. E isso é importante também para manter a saúde do bichinho: exercícios fazem bem para todo mundo.
Vamos lembrar ainda um ponto importante: se você não fizer brincadeiras com seu cachorro, ele vai encontrar motivos para se exercitar, e você vai ter um monte de buracos no quintal, se tiver um quintal, ou vai ter almofadas estragadas em sua sala, se o cãozinho vive dentro de casa.
Veja algumas brincadeiras para fazer com seu cachorro:
Cães são bastante inteligentes e logo pegam o jeito da brincadeira quando você os ensina. Entre as brincadeiras para fazer com seu cachorro, confira essas que separamos:

1. Jogar bola
Mais simples do que isso é impossível: basta atirar uma bola, ou qualquer objeto que seu cão possa pegar com a boca, e fazer o cãozinho buscar e trazer de volta. Ele vai repetir a brincadeira até você ficar cansado, e não ele.

2. Pular
Com um objeto qualquer na mão, mostre para o seu cãozinho como se fosse dar a ele e estique o braço para cima. Pode ser que na primeira vez ele não entenda, mas a partir da segunda vez você vai vê-lo pulando toda hora para tentar pegar o objeto. Mas, não seja tão maldoso: de vez em quando, deixe-o pegar e o recompense com um biscoito.

3. Esconde-esconde
Você pensa que cachorro não entende de esconde-esconde? Meu filho chegava a ser enganado por sua cachorra. Ele se escondia e ela entendia que ele estava indo para um lugar diferente do que insinuava. Na maior parte das vezes, era ela quem ganhava a brincadeira.

4. Cabo de guerra
A brincadeira de cabo de guerra é gostosa e interessante, mas você precisa ter bom domínio sobre o cão. Se for uma raça de maior porte, ele pode pensar que a brincadeira tem que ser levada a sério.

5. Escondendo objetos
Ensine seu cão a encontrar objetos. Comece pelos brinquedos preferidos dele, escondendo em algum lugar e fazendo com que ele os encontre. Não se esqueça: sempre que ele encontrar, recompense-o com um petisco. Você vai ver como ele vai gostar.

6. Comandos de treinamento
Ao mesmo tempo em que você faz brincadeiras com seu cachorro, comece a dar comandos, como para sentar, deitar, rolar ou levantar. Aos poucos, ele irá entender o que você está pedindo e, tenha certeza: será ele quem vai chamar você para a brincadeira.

7. Caça ração
Em vez de colocar a ração na tigela de comida do seu cãozinho, que tal fazer uma brincadeira? Uma das brincadeiras para fazer com seu cachorro das mais divertidas é fazer com que ele cace a ração em locais inusitados, fazendo com que ele trabalhe o próprio faro. À medida que ele ficar mais esperto, esconda em locais mais difíceis.

8. Adestramento
Há uma série de brincadeiras para fazer com seu cachorro que, ao mesmo tempo serve para adestrar o bichinho. Não se trata apenas do rola, deita, levanta, mas sim de comportamentos que você pode ensinar, ao mesmo tempo em que está brincando com ele. Não se esqueça que, quanto mais próximo você estiver dele, mais ele ficará apegado a você.

9. Brincadeira em dia de chuva
Se o seu cãozinho vive dentro de casa e você sai para passear todos os dias com ele, em dia de chuva isso é impossível. Mas, não se preocupe: uma folga da rua não vai fazer nenhuma falta se você inventar brincadeiras para fazer com seu cachorro dentro de casa. Pode ser na sala, com almofadas, jogando-as para ele e fazendo com que traga para você. Você vai ver que ele nem vai se lembrar da rua.

10. Passeios
Por falar em passeios, essa é uma parte importante para que seu cão tenha mais vitalidade e saúde. Estabeleça um horário para passear com seu cãozinho na rua, faça com que ele se exercite. Tome cuidado com o horário: quando o sol está mais forte, ele pode queimar as patinhas. Escolha, preferencialmente, o horário da tarde, e não se esqueça de levar um saquinho plástico para, numa eventualidade, recolher o cocô que, certamente, ele vai aprender a fazer nesse horário.
Lembre-se que cachorro não tem mãos. Por isso, adora morder. Evite que ele adquira esse hábito desde pequeno. Na fase de troca da dentição, arrume brinquedos para ele aliviar as coceiras e dores dos novos dentes, mas, em qualquer brincadeira, não deixe que ele se leve pelo entusiasmo. Numa hora de muita brincadeira, ele pode ferir alguém.

Fique por dentro das novidades