Banho a seco para cachorro: entenda como ele pode ajudar - docg.

Banho a seco para cachorro: entenda como ele pode ajudar

No inverno, fazer a higienização em cães passa a ser uma tarefa ainda mais difícil, principalmente em pets avessos a banho. Sendo assim, pelo menos em dias mais frios, podemos contar com a alternativa do banho a seco para cachorro.

Essa opção é indicada para baixas temperaturas e para filhotes que ainda não estão com o seu sistema imunológico desenvolvido e, por isso, correm risco de pegarem uma doença. Não dá para esperar os dias frios passarem para só então dar banho neles, não é mesmo? O resultado pode ser um pet muito sujo, com uma doença de pele ou alergia.

Sendo assim, hoje, falaremos sobre como é higienizar seu animal de estimação com o banho a seco e as opções de produtos e procedimentos existentes no mercado. Continue a leitura e confira!

O que é um banho seco?

Trata-se, basicamente, de uma forma de higienizar seu cão de maneira que não precise de enxágue, sendo uma excelente alternativa ao banho tradicional. Para essa tarefa, você precisará de um shampoo a seco, de uma toalha e uma escova para remoção de resíduos do produto, bem como de impurezas contidas no corpo e pelo do animal.

Em quais situações ele é aconselhável?

Manter seu peludo limpo é essencial para a saúde do pet. O banho a seco é uma forma de substituir o banho convencional em casos de muito frio, em especial para animais com séria aversão a banho com o uso de água, de filhotes e de cachorros doentes ou idosos.

Uma boa dica para manter o seu animal limpo por mais tempo é habituar-se a escová-lo diariamente. Essa ação contribuirá para retirar a poeira e outras sujidades que acabam penetrando no pelo.

Quais as opções de banho a seco?

Vamos começar pelas receitas caseiras e, em seguida, daremos duas sugestões de produtos industrializados específicos para essa finalidade. Acompanhe!

Bicarbonato de sódio

O produto é excelente para remoção de sujeiras. Ele retira a oleosidade dos pelos, agindo também como bactericida, além disso, absorve odores desagradáveis. Escove os pelos no sentido contrário para retirar as impurezas e facilitar o acesso à pele.

Depois, polvilhe um pouco do produto pelo corpo do animal, com exceção da cabeça, e espalhe bem. Deixe o bicarbonato agir por cerca de cinco minutos e então remova-o com uma escova ou toalha.

Mistura de água, vinagre e álcool

Essa receita é muita utilizada para higienizar filhotes. Dilua um pouco de vinagre e álcool em água, misture bem e depois passe com a ajuda de um paninho limpo ou algodão umedecido nessa solução — apenas evite passar perto dos olhos e focinho.

A proporção utilizada para fazer a solução é duas partes de água para meia de vinagre e meia de álcool. Ela deve ser utilizada na hora do preparo. Não esqueça de escovar bem o cão antes e depois do banho a seco.

Lenços umedecidos

Esses lencinhos são bem parecidos com aqueles utilizados em bebês, no entanto, são fabricados para uso em cães. Costumam ser muito empregados para limpar as patinhas de cachorros que saem para seus passeios diários.

São encontrados na maioria dos pet shops. Existem fragrâncias diferenciadas a gosto do tutor. Para dar o banho a seco, escove bem o cão antes e, então, esfregue o pet com os lencinhos. Os veterinários orientam para que não exagere na frequência desses banhos, já que são bem mais práticos que os convencionais.

Sprays, pó, gel e espuma de banho a seco para cachorro

Já existe nos pet shops uma grande variedade desses produtos, tanto quanto os shampoos utilizados em banhos convencionais. As instruções de uso específicas de cada um já vem na própria embalagem. O produto é aplicado diretamente no corpo do animal e espalhado com um pano limpo. 

Os produtos em pó para banho seco são muito utilizados, principalmente em gatos — que são mais avessos à água que cães. A aplicação consiste em polvilhar e espalhar o pó pela pelagem do pet. Simples assim!

Quais as suas vantagens?

Apesar do banho tradicional ser considerado o ideal para seu pet, o banho a seco conta com algumas vantagens. Confira:

  • praticidade: são mais rápidos, consumindo pouquíssimo tempo do tutor;
  • economia de água: você pode economizar alguns litros de água ao lavar seu cão a seco;
  • menos estressante para os cachorros avessos à água: para esse tipo de cão, o banho a seco é bem menos estressante e o deixa mais calmo;
  • facilidade de aplicação: principalmente nos filhotes, dar o banho a seco é uma tarefa bem fácil, bastando borrifar o produto e passar um paninho limpo, secando-o bem depois.

No entanto, o que deve ficar claro é que nada substitui o banho tradicional em cães. O ideal é que o tutor intercale, visto que é uma alternativa para aqueles momentos de emergência, em que o banho comum é inviável. Já em gatos, essa é uma boa opção para ser utilizada com mais frequência, principalmente em felinos mais peludos,que encontrarão mais dificuldade para se lavar.

Qual o passo a passo para dar banho a seco em cachorros?

Siga estes três passos para que o banho a seco seja mais prático e eficiente.

1º. Limpe o focinho e as orelhas do pet

Pegue um chumaço de algodão e umedeça com o produto específico para limpeza de orelhas. Depois, higienize bem os ouvidos de seu cão, evitando a parte interior, visto que essa ação pode retirar a cera de proteção.

Feito isso, limpe o focinho com o produto adequado e a região dos olhos, mas tome cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos.

2º. Passe para a genitália, a barriga e as patas

Esse passo pode ser feito com lencinhos umedecidos especialmente para cães. Inicie a limpeza pela barriga, a genitália e, por fim, as patinhas.

Existem produtos neutralizadores de odores disponíveis no mercado, feitos especialmente para retirar o odor característico dessas regiões.

3º. Cuide do pelo

Para limpar o pelo do seu pet, utilize um spray específico para pele e pelos de cachorros, encontrado em pet shops. Borrife o produto em todo o corpo do cão e passe uma toalha seca no sentido do pelo. Em cães com pelagens longas, o ideal é passar o spray com uma escova no sentido contrário dos pelos. Por fim, com a ajuda de um secador, escove-o no sentido da pelagem.

Esse spray, além de limpar e deixar a pelagem mais sedosa, contribui para desembaraçar os pelos do pet.

O que podemos concluir é que, apesar do banho a seco para cachorro deixá-lo limpinho e cheiroso, nada substitui o banho comum com água e sabão  — tendo em vista que só ele mesmo é capaz de conseguir higienizar o cão com total eficácia.

Então, gostou deste texto sobre como deixar seu pet limpinho no banho a seco? Se você busca mais dicas como essas ou produtos para seu pet, entre em contato conosco para descobrir e comprar todas as novidades!

Fique por dentro das novidades